Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 31.10.2016
O Rio de Janeiro conquistou o tricampeonato e o Paraná se sagrou bicampeão brasileiro Sub-19 na noite do último domingo (30.10). Os dois estados subiram ao lugar mais alto do pódio na etapa de Manaus (AM) do Circuito Banco do Brasil Sub-19, a terceira e última da temporada 2016. Vitoria/Giovanna representaram as cariocas, enquanto Patrick/Lipe levaram os paranaenses ao topo nos jogos no Parque Ponta Negra.
Os dois estados já lideravam o ranking geral e dependiam apenas de si para conquistar o troféu. Ao avançarem à final, as cariocas já garantiram o título, mas ainda assim venceram a etapa para fechar com chave de ouro. Triunfo por 2 sets a 0 (21/9, 21/17) de Vitoria/Giovanna sobre Milena/Kyce (RN), em 40 minutos de partida.
As cariocas venceram os cinco jogos que disputaram em Manaus, sem terem perdido nenhum set, somando 600 pontos no ranking geral e conquistando pelo terceiro ano seguido a categoria Sub-19. Com o vice-campeonato da etapa, as representantes do Rio Grande do Norte também ficaram em segundo na temporada, somando 520 pontos.
No naipe masculino, a decisão ficou apenas para a final. Com 20 pontos de vantagem sobre a Paraíba, quem conquistasse a etapa, levava também o título da temporada. A vitória por 2 sets a 0 (21/18, 21/11) de Patrick/Lipe (PR) sobre Rafael/Renato (PB), em 40 minutos, deu o bicampeonato ao estado do Sul do país.
Patrick e Lipe venceram os cinco jogos da etapa, tendo perdido apenas um set, nas quartas de final, somando 580 pontos na soma das três paradas. A Paraíba ficou com o segundo lugar geral do ranking, apenas 40 pontos atrás dos campeões, com 540. O Rio de Janeiro terminou na terceira colocação, com 500 pontos.
O Sub-19 é um campeonato de seleções estaduais, com duplas formada pela mesma federação. Ele mantém o formato das últimas duas temporadas, com cada estado indicando suas delegações nos dois gêneros em busca do título. Além dos atletas, que podem ser alterados a cada etapa, as federações elegem um técnico.
Os pontos obtidos vãos para o estado e o campeão geral é determinado ao final das três etapas. O atual modelo foi criado em 2013 visando identificar novos talentos nas areias, num trabalho de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolverem e serem trabalhados de forma mais direcionada.
TODOS OS CAMPEÕES DO CBS SUB-19:
**2013 – Rio Grande do Norte (FEM) e Espírito Santo (MAS)
**2014 – Rio de Janeiro (FEM) e Rio de Janeiro (MAS)
**2015 – Rio de Janeiro (FEM) e Paraná (MAS)
**2016 – Rio de Janeiro (FEM) e Paraná (MAS)