A CEV (Confederação Europeia de Voleibol) confirmou quatro eventos do Circuito Mundial de vôlei de praia a serem realizados ao longo do verão europeu. Eles marcam a volta da modalidade após a paralisação por causa da pandemia.
Os torneios serão realizados em Lubliana (Eslovênia), Montpellier (França), Klaipeda (Lituânia) e Larnaka (Chipre), seguindo medidas rigorosas de saúde em vigor. Contudo, segundo a própria CEV, os eventos ainda podem sofrer alteração, caso a pandemia fuja do controle nesses países.
Avaliações contínuas serão realizadas em relação à saúde e a segurança, bem como restrições e políticas internacionais de viagens.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Contudo, a FIVB (Federação Internacional de Voleibol) segue com o ranking mundial de duplas pausado. Assim que o Circuito Mundial retornar, a entidade avaliará as condições de acesso dos principais participantes em cada etapa, podendo retornar com o ranking.
Nunca é demais ressaltar que o Brasil já tem as quatro duplas garantidas para Tóquio-2020, duas em cada naipe.
O calendário
Um evento de uma estrela marcará a volta do Circuito Mundial de vôlei de praia na capital da Eslovênia, Ljubljana, que será realizado de 30 de julho a 2 de agosto. Ambos os naipes competirão.
+ Álvaro exalta importância de Ricardo e orgulho nordestino
Os eventos em Klaipeda e Montpellier ocorrerão como anunciado anteriormente no final de agosto. O torneio de uma estrela masculina na França será realizado de 25 a 29 de agosto.
Já o torneio em Klaipeda marcará a primeira etapa do Circuito Mundial em solo lituano, de 27 a 30 de agosto, para o evento feminino de duas estrelas.
Fechando o verão europeu, Larnaka, no Chipre, irá receber a elite feminina do vôlei de praia para o evento de duas estrelas. A competição está marcada de 18 a 20 de setembro.
Vale lembrar que a classificação vai de uma a cinco estrelas, sendo os de cinco os mais importantes. Na temporada de 2020 apenas quatro estavam com a maior classificação, todos cancelados por conta do novo cornavírus: Roma, Gstaad, Hamburgo e Viena.
+ Ágatha Rippel: “inspiração é correr atrás de um sonho”
Fica para a próxima
Outros quatro eventos do Circuito Mundial de vôlei de praia não foram reagendados e estão fora do calendário da temporada 2019/2020. Ios (Grécia), Bettystown (Irlanda), Vaduz (Liechtenstein) e Sonderborg (Dinamarca) não conseguiram o aval dos governos locais.
Contudo, esses mesmos eventos podem ter a volta para a temporada 2020/2021. A FIVB anunciou que até o final de junho irá liberar a inscrição para os torneios da próxima temporada.