Garantido para os Jogos Olímpicos de Tóquio adiado para o ano que vem, Álvaro Filho, do vôlei de praia, tem dado o exemplo na luta contra o coronavírus. Já recuperado da Covid-19, o atleta contribuiu, nos últimos dias, na luta de outros pacientes fazendo uma doação de plasma do seu sangue.
Segundo o Álvaro Filho, convidado desta terça (16) da live das 20h no Instagram do OTD, a ação de doar sangue lhe ocorreu após ver alguns pedidos através das redes sociais.
O plasma de uma pessoa já recuperada do coronavírus é rico em anticorpos contra a doença. Dessa forma, a substância pode ser transfundida para um paciente que ainda lute contra o vírus. Essa ação fornece um impulso ao sistema imunológico e pode ajudar a acelerar o processo de recuperação.
“A sensação de poder ajudar outras pessoas é especial, o sentimento de estar fazendo o bem. O material coletado ajuda até́ três pessoas que precisam muito, que estão em estado grave. Se você̂ pode, doe sangue, doe plasma, doe vida”, publicou o atleta.
+ Conheça todas as mascotes da história dos Jogos Olímpicos
Como funciona
Para realizar uma doação como a feita por Álvaro Filho, a pessoa precisa já ter sido infectada pelo coronavírus e ter se recuperado, não apresentando sintoma algum da doença por 30 dias.
O processo da doação leva cerca de 40 minutos e o plasma coletado neste período pode contribuir com até dois pacientes que lutam contra a doença. O procedimento ajuda ainda nas pesquisas que visam entender melhor a Coivd-19.
+ SIGA O OTD NO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E YOUTUBE
Classificado para jogar sua primeira Olimpíada da carreira ao lado de Alison, Álvaro Filho está tendo um 2020 agitado. Após o adiamento dos Jogos Olímpicos para 2021, o atleta saiu do Espírito Santo e retornou para João Pessoa. Em sua cidade, Álvaro se prepara para a chegada do primeiro filho ao lado da esposa Marcella. A previsão é que o nascimento aconteça em outubro deste ano.