Líderes do ranking, Larissa e Talita chegaram à estreia do Mundial de vôlei de praia como as grandes favoritas para derrotarem as jovens austríacas, Katharina Holzer, de 19 anos, e Teresa Strauss, de 21. O passeio no primeiro set sugeriu todas as previsões estavam certas, mas a dupla da casa reagiu e surpreendeu ao vencer a segunda parcial. Apesar do susto, as brasileiras voltaram a comandar a partida no tie-break para vencer o jogo com parciais de 21/11, 19/21 e 15/8 em 48 minutos de jogo.
+ VEJA TABELA COM OS JOGOS DOS BRASILEIROS NO MUNDIAL DE VÔLEI DE PRAIA
O primeiro set obedeceu todo o script imaginado. Larissa e Talita começaram arrasadoras. Com três pontos de saque e dois ataques errados de Strauss, as brasileiras abriram 5 a 0 no placar. A distância não parou de aumentar até Larissa colocar a bola no chão para fazer 10 a 1. A diferença de nove pontos continuou até o set point (20 a 11) e Larissa definiu o ponto para fechar em 21 a 11.
O segundo set foi completamente diferente. As jovens Holzer e Strauss conseguiram encarar de igual para igual as líderes do ranking mundial. A disputa foi ponto a ponto até Holzer errar um saque e a diferença a favor das suíças ficou em um ponto: 8 a 7. A partir daí, com o apoio da torcida, a dupla da casa se superou e conseguiu marcar três pontos seguidos para abrir um confortável 11 a 7 e depois 13 a 8.
Experientes, Larissa e Talita conseguiram controlar a empolgação das suíças e, aos poucos, foram encostando no placar, mas sem conseguir passar a frente. Fato que fez com que Holzer e Strauss chegassem ao set point em 20 a 18. As brasileiras salvaram o primeiro, mas, no segundo, as jovens jogadoras puderam comemorar a vitória por 21 a 19.
O tie-break começou na mesma toada do segundo set e as suíças lideraram o placar até 4 a 3. Neste momento, as brasileiras conseguiram três pontos seguidos e viraram a partida. Holzer e Strauss decidiram pedir tempo para tentar acertar os erros. Mas não adiantou. Larrissa e Talita fizeram mais quatro pontos, contra apenas um das adversárias e a diferença foi para cinco pontos: 11 a 6.
Depois de um ataque diagonal e um pelo centro de Holzer, as suíças reduziram a distância para quatro pontos: 12 a 8. Mas na hora de entrar no jogo de novo, Holzer errou um saque. Aí as brasileiras não deram moleza. Primeiro, o bloqueio de Talita se transformou num paredão para fazer 14 a 8. E, depois, num ataque para fora de Holzer, as brasileiras fecharam o jogo em 15 a 8.
A vitória certamente foi bem mais apertada do que Larissa e Talita esperavam para a estreia. As brasileiras, que marcaram, respectivamente, 23 e 18 pontos, voltam a jogar neste domingo contra as americanas Day e Branagah, que venceram as alemãs Bieneck e Schneider por 21/16 e 26/24 na primeira rodada do torneio.