O Mundial de vôlei de praia feminino começou nesta sexta-feira com um duelo entre duas duplas brasileiras em Viena, na Áustria. Depois de levar uma surra de Bárbara Seixas e Fernanda Berti no primeiro set, Elize Maia e Taiana reagiram e conseguiram vencer de virada com parciais de 10/21, 21/16 e 17/15 em 52 minutos de confronto.
+ VEJA A TABELA COM TODOS OS RESULTADOS DOS BRASILEIROS NO MUNDIAL
No primeiro set, Bárbara Seixas e Fernanda Berti sacaram e bloquearam melhor, sem dar chances para Elize Maia e Taiana. Em nenhum momento, elas chegaram a ser ultrapassadas no placar, que se manteve equilibrado até 9 a 7. Depois disso, Bárbara e Fernanda marcaram 12 pontos e sofreram apenas três para fechar em 21/10.
Apesar da derrota no set inicial, Elize Maia e Taiana equilibraram as ações no segundo set, mas só conseguiram passar na frente pela primeira vez quando fizeram 4 a 3. Na sequência, om três pontos seguidos de Taiana, abriram 8 a 5 e depois chegaram a 11 a 7. Esses quatro pontos de vantagem foram fundamentais para que elas conseguisem administrar a parcial até chegar ao set point com 20 a 16 e fechar o jogo no ponto seguinte: 21 a 16.
O terceiro set foi o mais equilibrado de todos. Elize Maia e Taiana lideraram o placar a maior parte do tempo, chegaram a fazer 11 a 7, mas Bárbara Seixas e Fernanda Berti reagiram e a disputa foi ponto a ponto até o final.
Elize Maia e Taiana tiveram dois match points a seu favor com 14 a 13 e depois com 15 a 14, mas não despediçaram a terceira chance para fechar o jogo em 17 a 15.
Apesar da derrota, o destaque do jogo foi Fernanda Berti, autora de incríveis 33 pontos, 24 de ataque, quatro de saque e cinco de bloqueio. Bárbara Seixas fez 11. Do lado vencedor, Taiana fez 24 e Elize Maia 16.
As duas duplas voltam a jogar neste sábado pelo Grupo H do Mundial. Fernanda Berti e Bárbara Seixas terão pela frente as moçambicanas Manhica e Muianga. Já Elize Maia e Taiana pegam as suíças Heidrich e Vergé-Depré, que venceram as africanas na estreia com facilidade por 21/10 e 21/8.
Outra dupla brasileira a estrear no torneio feminino do Mundial com vitória foi a formada por Maria Elisa e Carol Solberg, mas elas não precisaram jogar. Venceram por WO Charlotte Nzaiyisenga e Denyse Mutatsimpundu, de Ruanda, que não apareceram para jogar por causa de lesão de uma delas.