As brasileiras Larissa e Talita conquistaram mais um título importante neste sábado. Depois de ganharem o Major de Gstaad, na Suíça, pelo Circuito Mundial, elas faturaram a Presidents Cup, em Long Beach, nos Estados Unidos.
Para chegar ao título do torneio, que contou com a participação de 16 duplas, Larissa e Talita venceram seis jogos. Na quinta-feira, elas derrotaram as compatriotas Josi e Lili por 21/10 e 21/17 e as canadenses Whitaker e Pavan por 21/9 e 21/11. Na sexta, o duelo foi contra as campeãs olímpicas Ludwig e Walkenhorst e as brasileiras conseguiram a vitória numa emocionante partida de três sets com parciais de 21/12, 17/21 e 17/15, garantindo a classificação para as quartas-de-final na primeira colocação da chave.
Além da derrota para Larissa e Talita, Josi e Lili perderam para Ludwig e Walkenhorst (21/18 e 21/9) e encerraram a participação derrotando Whitaker e Pavan por 21/13 e 22/20, eliminadas na terceira colocação do grupo.
Nas quartas-de-final, Larissa e Talita cruzaram, ainda na sexta-feira, cruzaram com outra dupla alemão. Com parciais de 21/14 e 21/16, elas derrotaram Laboureur e Sude e avançaram para a semifinal.
A disputa por uma vaga na final foi outra vez contra as campeãs olímpicas. Mas desta vez, Larissa e Talita resolveram o duelo em apenas dois sets, fazendo 21/16 e 21/16 sobre Ludwig e Walkenhorst.
Na final, Larissa e Talita tiveram pela frente as americanas Ross e Fendrik e não tomaram conhecimento das donas da casa, fechando o jogo em sets diretos por 21/15 e 21/17.
Torneio Masculino
Álvaro Filho e Saymon representaram o Brasil entre os homens na Presidents Cup, mas não conseguiram passar da primeira fase. Eles perderam os dois primeiros jogos para Ranghieri e Caminati, da Itália, por 21/19 e 21/15 e para Herrera e Gaviria, da Espanha, por 21/19 e 29/27. A única vitória aconteceu na terceira rodada contra os holandeses Brouwer e Meeuwsen, mas eles nem precisaram entrar em quadra porque os adversários desistiram da disputa por causa de lesão.
Forma de disputa
A Presidents Cup é um torneio que não faz parte do Circuito Mundial de vôlei de praia e é disputada de uma forma diferente da habitual. Dos quatro grupos, dois são formados apenas por duplas americanas, enquanto nos outros dois ficam os estrangeiros. Nas quartas-de-final e na semifinal, os times dos Estados Unidos também só jogam entre eles. Assim, o cruzamento só ocorre na final, semore entre uma representante do país-sede e outra do exterior.