Das quatro duplas brasileiras que disputam o torneio masculino do Major de Gstaad, apenas duas conseguiram ser campeãs de suas chaves na fase de grupos e se classificar direto para as oitavas-de-final: Álvaro Filho/Saymon e Evandro/André. Badaladas por terem subido ao pódio na última semana em Porec, na Croácia, Pedro Solberg/Guto e Alison/Bruno Schmidt vão ter que disputar a repescagem.
Os únicos que terminaram a primeira fase com 100% de aproveitamento foram os atuais campeões brasileiros, Álvaro Filho e Saymon. Eles venceram Kissling e Strasser (21/17 e 21/12), da Suíça, na quarta, Hyden e Doherty (21/18, 16/21 e 15/11), dos Estados Unidos, na quinta, e nesta sexta passaram pelos poloneses Fijalek e Bryl numa disputada partida que demorou 60 minutos. A dupla da Polônia saiu na frente ao vencer o primeiro set por 21/18. Álvaro e Saymon devolveram o placar no segundo e suaram para fechar a partida no tie-break por 16/14.
Já Evandro e André foram derrotados por Herrera e Gaviria, da Espanha, por 21/18 e 21/17 nesta sexta-feira, mas mesmo assim acabaram em primeiro lugar do Grupo F, já que tinham vencido Saxton/Schalk, do Canadá, e McHugh/Schumann, da Austrália, nas duas primeiras rodadas. Os brasileiros terminaram empatados com os espanhóis com duas vitórias e uma derrota, mas levaram vantagem nos critérios de desempate.
Alison e Bruno, que perderam na quinta para os cubanos Diaz e Gonzalez, ficaram com o segundo lugar do Grupo H, ao vencer nesta sexta os suíços Beeler e Krattiger por 19/21, 21/11 e 15/10 em 46 minutos de partida. Alison fez 20 pontos e Bruno 16 para levar a dupla ao resultado positivo e garanti-la na repescagem.
Campeões do Major de Porec na semana passada, Pedro Solberg e Guto parecem estar sentindo o peso da maratona a que estão sendo submetidos. Por causa da posição da dupla no ranking de entradas, eles tiveram que jogar tanto na Croácia quanto agora em Porec desde as fases classificatórias. Nesta sexta-feira, eles completaram 14 jogos em 12 dias e terão o 15º. pela frente ainda hoje pela repescagem.
Nos dez primeiros dias, eles conseguiram a incrível marca de 12 vitórias consecutivas, mas perderam os dois últimos que disputaram e ficaram apenas na terceira colocação do Grupo B. Na quinta, eles foram derrotados pelos mexicanos Virgen e Ontiveros e, nesta sexta, caíram diante dos canadenses Pedlow e Schachter em três sets. Pedro e Guto venceram o primeiro por 21/14, mas perderam o segundo por 21/17 e a decisão foi para o tie-break. Na parcial de desempate, a dupla do Canadá chegou a abrir 13 a 8, mas os brasileiros conseguiram cinco pontos seguidos e empataram em 13/13. Faltou muito pouco para virar, eles conseguiram salvar três match points, mas acabaram perdendo por 18/16.