O Sol apareceu com força na Praia da Costa, em Vila Velha (ES), neste sábado (28.09). Mas o calor não afastou o público que acompanhou toda a rodada com as disputas das oitavas, quartas e semifinais do torneiro masculino da primeira etapa Open do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2019/2020. Ao final do dia André/George (ES/PB) e Guto/Thiago (RJ/SC) garantiram um lugar na decisão.
O jogo pelo título da competição será às 11h (hora de Brasília) deste domingo (29.09), com transmissão ao vivo pelo canal SporTV 2, que também televisionará a disputa pelo bronze entre Arthur Lanci/Saymon (PR/MS) e Ricardo/Vítor Felipe (BA/PB) a partir das 10h30. A arena tem entrada franca ao público.
A primeira dupla a se classificar para a grande final foi André e George que venceram o Superpraia 2019 em agosto. Eles venceram Arthur Lanci/Saymon por 2 sets a 0 (21/12 e 21/15). Os dois chegam embalados pela torcida, já que André é natural de Vila Velha, começou no vôlei de praia na cidade. O atleta contou com apoio massivo das arquibancadas, onde estavam amigos e parentes do jogador.
“Estou muito feliz. O George jogou muito neste jogo e me ajudou bastante a chegar em minha primeira final em casa. Ele já está acostumado pois já é a terceira semifinal dele por aqui. E desta vez minha família, amigos e professores de onde comecei a jogar estavam presentes me apoiando durante toda a etapa. Estamos junto desde abril e tivemos pouco tempo para treinar, mas temos alcançado nossos objetivos. Espero coroar essa boa sequência com um ouro em casa”, comentou André.
O outro time finalista, Thiago e Guto, levou a melhor sobre Ricardo e Vítor Felipe por 2 sets a 0 (21/19 e 21/14). A dupla foi formada semanas antes do evento nas areias do Espírito Santo é já consegue chegar numa decisão logo na primeira tentativa. Segundo o defensor Guto, que faz a terceira final consecutiva em uma competição no estado, a união entre os dois parceiros fez a diferença.
“Eu atribuo esta classificação à honestidade, à união e sinceridade do time. Fomos muito francos um com o outro. Quero agradecer muito a ele por ter acreditado. Não me surpreende nem um pouco o que ele fez dentro de quadra. Ele é um jogador que admiro, tem muita raça dentro de quadra. Ele é um grande parceiro”, contou Guto.
Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.
A segunda parada do Brasileiro ocorre em Cuiabá (MT), de 23 a 27 de outubro. A terceira etapa, em novembro de 2019 e as outras quatro a serem realizadas no primeiro semestre de 2020 ainda terão datas e cidades divulgadas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).