As brasileiras Thamela e Ingridh venceram as três partidas do classificatório e passaram para a chave principal do mundial sub-21 de vôlei de praia. No masculino Lázaro Lyan e Gabriel Zuliani caíram no segundo duelo e ficam fora.
Com isso, Thamela e Ingridh se juntam a Vitoria e Victoria, que não precisaram passar pelo classificatório, bem como Rafael e Renato no masculino. O torneio acontece na cidade de Udon Thani, na Tailândia.
A chave principal tem 32 duplas divididas em oito grupos de quatro, jogando entre si. Os três melhores avançam para a fase de ‘mata-mata’.
Thamela e Ingridh estão no grupo E, onde enfrentam na estreia as italianas Chiara They e Reka Orsi Toth. O duelo será às 23h20 desta terça-feira – manhã de quarta na Tailândia. Elas também jogarão contra as alemãs Muller e Schulz e as espanholas Carro e Álvarez.
Já Vitoria e Victoria estão no grupo B e encaram na estreia as russas Frolova e Ganenko na virada de terça para quarta-feira: 00h10 (de Brasília). Completam a chave da dupla as marroquinas Maroua a Debbab e as polonesas Stadnik e Herrmann.
Os gêmeos Rafael e Renato caíram no grupo B, onde enfrentam os russos Shekunov e Veretiuk na estreia, na madrugada desta quarta-feira à 1h (de Brasília). Também estão na chave os noruegueses Mosvold e Sunde, em duelo às 7h, e os chilenos Iglesias e Droguett, em partida que ocorre na quinta-feira (20).
O Brasil é o maior vencedor do torneio, com 14 títulos, sendo seis no masculino e oito no feminino. Na última edição do Mundial Sub-21 de vôlei de praia, em 2017, foi campeão nos dois naipes, com Adrielson/Renato e Duda/Ana Patrícia. É também o único país que conseguiu um bicampeonato nos dois naipes.
Três vitórias de Thamela e Ingridh
Thamela e Ingridh começaram a campanha no classificatório vencendo um duelo de três sets contra as espanholas Munar e González. Venceram o primeiro set por 21 a 18, tomaram o empate por 12 a 16 e superaram as adversárias no tie-break com 15 a 10 no placar.
Depois enfrentaram as alemãs Brailko e Namike e venceram com mais folga. Fizeram 2 a 0 com 21 a 15 e 21 a 18. O terceiro e decisivo duelo foi contra as checas Stochlova e Duranova e a vitória veio novamente em três sets apertados: 25/23, 18/21 e 15/9.
“Tivemos cruzamentos bastante duros, enfrentamos no jogo decisivo uma dupla tcheca que já joga etapas do Circuito Mundial adulto. As meninas cresceram muito, pareciam veteranas”, disse o técnico Marcelo Carvalhaes, o “Big”. “É a estreia da Ingridh em mundiais. Ela suportou muito bem, pois a maior parte dos saques foram nela, manteve a virada de bola. Thamela bloqueou muito bem também”, acrescentou.
No masculino Lázaro Lyan e Gabriel Zuliani venceram a primeira, um duplo 21/15 nos canadenses Abrams e Timukas, e acabaram eliminados pelos alemães Pfretzschner e Sowa por 2 a 1, com parciais de 21/15, 17/21 e 15/13.