O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) realizarão seletivas para observar jovens atletas de vôlei de praia em oito cidades brasileiras, abrangendo todas as regiões do país, entre junho e agosto deste ano. As peneiras, que terão apoio também das federações locais, passarão por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Itapema (SC), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Os técnicos e assistentes das seleções de base de vôlei de praia observarão meninos e meninas nascidos a partir de 2002. As inscrições podem ser feitas através do e-mail: voleidepraia@volei.org.br. Os jovens selecionados serão encaminhados para os centros de treinamento de suas localidades – caso já não façam parte de um – para seguirem com acompanhamento. Em um segundo momento, passarão por períodos de treinamento no Centro de Desenvolvimento de Voleibol, em Saquarema (RJ).
“A ideia principal é observar jovens que ainda não estejam inseridos em Centros de Treinamento: jovens com potencial físico, que muitas vezes atuam por lazer, ou no vôlei de quadra. Estamos olhando um pouco mais adiante, projetando os Jogos Olímpicos da Juventude de 2022, em Senegal. Teremos inclusive seleções específicas para atletas que possam disputar esses torneios, que atendam um trabalho direcionado, para que possamos chegar mais fortes nos Jogos da Juventude de 2022. Depois de encontrarmos esses valores, vamos orientá-los para que possam ser inseridos em alguns dos centros de treinamento espalhados pelo Brasil. Vamos fazer um banco de dados, monitorá-los e posteriormente realizar treinamentos desses jovens no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema. Passarão por treinamentos específicos com os treinadores que compõe as categorias de base do vôlei de praia”, declarou José Virgílio Pires, diretor de vôlei de praia da CBV.
A primeira seletiva acontece no Rio de Janeiro, no dia 29 de junho, na Praia do Flamengo, altura da rua Tucumã (Posto 3), começando às 9h, para nascidos entre 2002 e 2003, e às 14h, para nascidos a partir de 2004.
Em fevereiro deste ano, a CBV já havia realizado um Laboratório de Detecção de Talentos com 22 meninos e 20 meninas no CDV, durante dez dias. Na oportunidade, o foco estava em atletas já em atividade, selecionados a partir de indicações regionais das federações, observação dos técnicos das seleções de base nos Campeonatos Brasileiros Interclubes e de Seleções (CBI e CBS)) e na disputa dos Jogos Escolares Brasileiros de 2018.
Um projeto similar, no início dos anos 2000, o ‘Novos Talentos’, revelou vários nomes, como as medalhistas olímpicas Larissa e Juliana, além de Taiana, campeã do Circuito Mundial 2013.
“Sem dúvida, foi um pontapé para a minha careira, pois o projeto me ofereceu um suporte inicial e uma visão do que eu poderia encontrar mais para frente. Joguei três mundiais de base e fui campeã em dois. Na sequência, tive que andar com minhas próprias pernas, o que faz parte da evolução e da proposta de qualquer projeto. Muitos atletas saíram desses polos regionais, acredito que não deveriam ter sido encerrados. A maior prova está na quantidade de nomes que de lá saíram”, diz Taiana.
Dúvidas e informações sobre locais e horários das seletivas, além da ficha cadastral para participação, podem ser solicitadas no seguinte e-mail: voleidepraia@volei.org.br. Somando os naipes masculino e feminino, o Brasil é o maior campeão dos Mundiais Sub-19 e Sub-21 de vôlei de praia.
CALENDÁRIO DAS SELETIVAS:
Rio de Janeiro (RJ): 29 de junho
Brasilia (DF): 06 de julho
Itapema (SC): 13 de julho
Fortaleza (CE): 13 de julho
João Pessoa (PB): 20 de julho
Belo Horizonte (MG): 27 de julho
São Paulo (SP): 03 de agosto
Manaus (AM): 10 de agosto