As oito duplas brasileiras que vão disputar o Mundial de vôlei de praia já conhecem seus primeiros adversários. A 12ª edição do campeonato vai ser realizada no Rothenbaum Stadium, em Hamburgo, Alemanha, com 96 times, metade em cada um dos naipes. Vai de 28 de junho a sete de julho.
As 48 equipes de cada naipe jogam dentro de seus grupos. As duas melhores de cada e as quatro melhores terceiras colocadas no geral passam direto para a primeira rodada eliminatória, que terá 32 duplas. As outras oito terceiras colocadas jogam uma repescagem onde quatro seguem adiante. O eliminatório é no sistema mata-mata até a decisão.
Feminino no Mundial de Vôlei de Praia
No feminino, o brasil vai com Agatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca, Maria Elisa/Carol Solberg e Bárbara Seixas/Fernanda Berti. No masculino são Pedro Solberg/Vitor Felipe, Alison/Álvaro Filho, André/George e Bruno Schmidt/Evandro.
Vale lembrar que os cabeças de chave foram definidos de acordo com o ranking fechado no dia 27 de maio, exatos 31 dias antes do início da competição. Desta forma todos as duplas brasileiras são cabeças de chave, sendo todas as femininas número 1 de seus grupos e as masculinas número 2.
Agatha, campeã em 2015 ao lado de Bárbara Seixas, está em Hamburgo ao lado de Duda no Grupo F. Elas têm como rivais as chinesas Wang/X. Y. Xia, as japonesas Murakami/Ishii e as cubanas Mailen/Leila. As chinesas são as cabeças de chave número dois.
Bárbara Seixas, que agora joga com Fernanda Berti, encabeça o Grupo L ao lado das finlandesas Lahti e Parkkinen. A dupla eslovaca Strbova/Dubovcova e as mexicanas Orellana e Revuelta completam a chave.
Ana Patrícia e Rebecca são do Grupo D. A segunda dupla é a espanhola Liliana/Elsa. Ao lado delas estão as alemãs Bieneck e Schneider e Nzayisenga/Hakizimana, de Ruanda.
O Grupo J tem Maria Elisa/Carol Solberg e Larsen/Stockman, dos Estados Unidos, como cabeças de chave. As alemãs Ludwig e Kozuch e as nigerianas Ninoruga e Franco completam as quatro duplas.
Masculino no Mundial de Vôlei de Praia
No masculino Pedro Solberg e Vitor Felipe estão no grupo A junto com os noruegueses Sorum e Mol, o time a ser batido atualmente no vôlei de praia masculino. Winter e Walkenhorst, da Alemanha, e os cubanos Gonzalez e Reyes completam os quatro.
Alison e Álvaro Filho e os russos Semenov e Leshukov encabeçam o Grupo E estão ao lado de Silick e Allen, dos Estados Unidos, e Tamer e Mahmoud, do Catar.
André e George estão no Grupo H, encabeçado pelos italianos Lupo e Nicolai. Seidl e Waller, da Áustria, e Soares e Nguvo, de Moçambique completam as quatro equipes.
Bruno Schmidt e Evandro são do I junto com os espanhóis Gavira e Herrera na chave que é completada pelos australianos Durant e Schumann e os venezuelanos Charly e Tigrito.