As duplas brasileiras de vôlei de praia André/George, Talita/Taiana e Bárbara Seixas/Fernanda conseguiram superar nesta quarta-feira (29) o torneio classificatório da etapa de Ostrava do circuito mundial, na República Tcheca. Com isso, se juntam a outras seis do Brasil que entraram já na fase principal.
A etapa de etapa de Ostrava do circuito mundial de vôlei de praia é quatro estrelas e, portanto, tem peso na corrida para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem.
Na República Checa, as duplas brasileiras pré-classificadas são Pedro Solberg/Vitor Felipe, Evandro/Bruno Schmidt e Alison/Álvaro Filho no naipe masculino. No feminino são Ágatha/Duda, Ana Patrícia/Rebecca e Carol Solberg/Maria Elisa. Eles não precisam passar pelo classificatório por conta do posicionamento no ranking de entradas.
+CONFIRA A PÁGINA DE ÁGATHA
+CONFIRA A PÁGINA DE DUDA
André/George entraram na competição ainda no quota brasileiro. Logo a seguir, já nesta quarta-feira pelo classificatório, venceram os eslovacos Nemec/Pokopec por 2 sets a 1 (21/14 e 21/11) e depois eliminaram os poloneses Rudol/Szlalankiewicz com um 16/14 no tie break, após um 21/17 para cada lado nos dois primeiros sets.
Talita/Taiana também precisaram do tie break para vencer as espanholas Soria/Carro na segunda partida do dia. Fizeram 21/14, 16/21 e 15/9. Antes derrotaram as húngaras Denesi/Tóth sem maiores problemas (21/7 e 21/12).
Bárbara Seixas/Fernanda fizeram dias 2 a 0. Primeiro nas eslovacas Simanicova/Vandakova com 21/12 e 21/11 e com 21/8 e 21/14 sobre as chinesas Zeng/Lin.
Fase de Grupos
Na fase de grupos, os times são divididos em oito chaves com quatro duplas. A dupla com melhor ranking dentro de cada chave joga contra a dupla de pior colocação (1º x 4º), e as outras duas intermediárias jogam entre si (2º x 3º) na Rodada 1.
Os vencedores na Rodada 1 se enfrentam e quem levar a melhor vai direto para as oitavas de final e o perdedor vai para a repescagem. Já as duplas que foram derrotadas na Rodada 1 duelam pela terceira colocação e quem vencer também e vai à repescagem. Quem perde os dois jogos é eliminado.
A partir da repescagem o torneio passa a ser disputado no sistema de eliminatória simples até a final. Ou seja, quem ganhou segue, quem perdeu está fora.