A etapa de Moscou do Circuito Mundial de vôlei de praia começou nesta terça-feira para cinco duplas brasileiras, mas apenas duas conseguiram a classificação para participar do qualifying, que será disputado nesta quarta. No masculino, Guto e Pedro Solberg derrotaram George e Vítor Felipe, enquanto Maria Elisa e Carol Solberg superaram Josi e Lili e depois por Elize Maia e Taiana para ficar com a vaga.
Entre os homens, apenas duas duplas participaram do country quota, mas a disputa foi bastante equilibrada. Guto e Pedro Solberg precisaram de três sets para superar George e Vítor Felipe. Depois de vencer o primeiro set por 21 a 16, eles perderam o segundo pelo mesmo placar, mas conseguiram vencer o tie-break por 15 a 11.
Entre as mulheres, Maria Elisa e Carol Solberg superaram Josi e Lili em sets diretos por 21/15 e 21/16 e se classificaram para enfrentar Elize Maia e Taiana pela vaga no qualifying. Na decisão da classificação, elas venceram de novo em sets direto por 22/20 e 21/18.
O qualifying vai definir nesta quarta-feira os últimos oito classificados de cada naipe para a chave principal, que começa a ser disputada na quinta-feira. A fase de grupos terá 32 times tanto no masculino, quanto no feminino, divididos em oito grupos de quatro. As duplas jogam entre si na chave, com as primeiras avançando direto às oitavas de final, enquanto segundas e terceiras disputam a repescagem. As finais do masculino e feminino ocorrem no domingo.
Entre os homens, três equipes já estão garantidas na fase de grupos. Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Álvaro Filho/Saymon (PB/MS) e Evandro/André (RJ/ES) começam a participação no evento três estrelas apenas na quinta-feira (01.06). No naipe feminino são quatro equipes garantidas na fase de grupos: Ágatha/Duda (PR/SE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Larissa/Talita e Rebecca/Ana Patrícia (CE/MG), que receberam um wild card (convite) da organização.
O Brasil chega embalado com sete medalhas em três etapas disputadas no tour internacional (veja a lista abaixo) e liderando os rankings masculino e feminino. Entre os homens, Álvaro Filho e Saymon somam 1.520 pontos nas duas etapas que disputaram, enquanto Ágatha e Duda lideram com 1.760 pontos entre as mulheres, seguidas por outras duas duplas brasileiras: Larissa/Talita, com 1.520, e Fernanda/Bárbara, com 1.480.
BRASIL NO CIRCUITO MUNDIAL 2017
Etapa Fort Lauderdale (EUA) – 5 estrelas
Álvaro Filho/Saymon – ouro
Larissa/Talita – ouro
Evandro/André Stein – prata
Ágatha/Duda – prata
Etapa Xiamen (China) – 3 estrelas
Fernanda Berti/Bárbara Seixas – ouro
Etapa Rio de Janeiro (Brasil) – 4 estrelas
Alison/Bruno Schmidt – ouro
Ágatha/Duda – ouro