O Brasil luta neste final de semana para manter a hegemonia no Circuito Sul-Americano de vôlei de praia. Os campeões brasileiros Álvaro Filho e Saymon representarão o país na etapa ‘Finals’ do tour, em Maringá (PR), que define o campeão geral da temporada 2017. Os jogos acontecem na Vila Olímpica, de sexta (05) a domingo (07), com entrada franca.
A Etapa em Maringá, que terá transmissão no site Globoesporte.com, contará com formato diferente, apenas com os oito melhores países do ranking. O Brasil lidera com 700 pontos somados nas quatro etapas disputadas. O Chile aparece em segundo lugar, com 660 pontos, e a Argentina segue na terceira posição, com 600.
O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada parada. E o Brasil vai para a Etapa em Maringá com representantes embalados. No último final de semana, Álvaro Filho e Saymon foram vice-campeões do SuperPraia, torneio de maior destaque. Eles também garantiram o título de campeões brasileiros por antecipação, tendo subido ao pódio em todas as paradas.
Coordenador do projeto ‘Associação Maringaense de Vôlei de Praia’ e técnico das seleções de base de praia, Robson Xavier, que também preside o comitê organizador, aposta em jogos de alto nível, principalmente pela evolução da modalidade em países da América do Sul.
“Apenas os melhores chegaram até aqui e todos querem garantir o passaporte para o Campeonato Mundial. Acreditamos que os torcedores poderão aproveitar partidas muito disputadas”, destacou o treinador de jovens revelações do vôlei de praia nacional.
Em quatro etapas, o Brasil subiu ao pódio em oito oportunidades, com quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Cada dupla pode disputar no máximo duas etapas, garantindo que mais times tenham oportunidade de somar pontos e adquirir experiência.
Os critérios usados pela CBV na convocação são a posição do ranking de entradas do Circuito Brasileiro (a dupla inscrita com melhor colocação) e uma dupla Sub-23 escolhida por critérios técnicos pela entidade, visando dar oportunidade e experiência para jovens atletas. Na etapa ‘Finals’ de Maringá, porém, apenas uma dupla de cada país pode ser inscrita.