O Brasil terminou a participação na quarta etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia na quarta posição nos dois naipes. O evento que acontece em San Fernando de Apure, na Venezuela, chegou ao fim neste domingo (30.04). Bernat/Vinícius (RJ) e Amanda Maltez/Fernanda Nunes (RJ) foram as duplas brasileiras que chegaram entre os melhores do torneio.
Pela semifinal masculina, Bernat e Vinícius fizeram um jogo parelho com Hernandez e Conejo, da Venezuela, mas foram superados no tiebreak (19/21, 21/18 e 8/15). Na disputa pelo bronze a dupla carioca teve pela frente outro time da casa, Fañe e Peter, que acabou impondo novo revés aos brasileiros, desta vez em dois sets (17/21 e 17/21). Os venezuelanos ficaram também com o outro, Golindano/Charly, e a prata, Hernandez/Conejo.
No feminino o resultado foi semelhante. Amanda Maltez e Fernanda Nunes (RJ) lutaram bastante na partida semifinal contra Gallay e Zonta, da Argentina, mas acabaram superadas por 2×1 (22/20, 15/21 e 9/15). No jogo seguinte, pelo terceiro lugar do pódio, as adversárias das meninas do Brasil foram as irmãs colombianas Andrea e Claudia Galindo, que levaram a melhor por 2×0 (21/23 e 16/21). Na decisão o ouro ficou com a dupla argentina, e a prata para as venezuelanas Agudo e Gabi.
O ranking do Circuito Sul-Americano é feito apenas para os países, contando a pontuação da dupla mais bem colocada das nações em cada uma das paradas. Os campeões de cada torneio somam 200 pontos, o vice, 180, o terceiro colocado, 160, reduzindo 20 pontos em cada posição subsequente.
BRASIL NO CIRCUITO SUL-AMERICANO 2017
1ª Etapa -Coquimbo (CHI)
Ana Patrícia/Rebecca – ouro
Jô/Vitor Felipe – ouro
Tainá/Victoria – prata
Arthur Lanci/George – bronze
2ª Etapa -Ancon (PER)
Lili/Josi – ouro
Oscar/Hevaldo – bronze
3ª Etapa -Rosário (ARG)
Oscar/Hevaldo – ouro
Val/Ângela – bronze