Grandes partidas agitaram o classificatório feminino para a etapa de Campo Grande do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia. Nesta quarta-feira (21), no Parque das Nações Indígenas, foram 15 jogos e 23 duplas em busca das oito vagas para os grupos. Destaque para Danielle, atleta da casa que conseguiu a classificação, e para a carioca Rita, que avançou pela primeira vez em uma etapa.
As oito duplas que se classificaram nesta quarta-feira foram: Sandressa/Rosimeire Lima (AL), Solange/Teresa (DF/CE), Rafaela/Jéssica (PA), Pity/Thais (BA/RJ), Danielle/Amanda (MS/RJ), Naiana/Fabrine (CE/BA), Rita Vital/Semírames (RJ/SP) e Flávia Moura/Bárbara Ferreira (RJ). Cada uma venceu um jogo eliminatório para ficar com a vaga, avançando na primeira rodada por bye.
Danielle, que recentemente foi diagnosticada com leucemia e superou a doença, comemorou a chance de disputar o torneio em casa. Ao lado de Amanda (RJ), superaram a dupla Haissa/Cris (MS/SP) por 2 sets a 1 (15/21, 21/17, 15/13) e contou com a energia das arquibancadas, onde estavam familiares e amigos.
“É uma mistura de felicidade e gratidão, por tudo que passei e conseguir estar aqui, praticando vôlei de praia de alto nível. Fui liberada pelos médicos com cautela, ainda tenho algumas limitações, sigo fazendo o tratamento, então só de estar em quadra já é motivo de muita alegria. Minha parceira sofreu uma lesão, mas consegui formar a dupla com a Amanda em cima da hora e conseguimos a vaga. Já treinamos e jogamos juntas, então isso colaborou muito também para virarmos a partida”, declarou.
Alegria também para a carioca Rita Vital, que avançou pela primeira vez à fase de grupos. Ao lado de Semírames (SP), que estava afastada desde abril, ela superou Mayana/Andrea (TO/AM) por 2 sets a 0 (21/18, 21/10). A atleta de 32 anos do Instituto Evokar elogiou a experiência da parceira e celebrou a inédita classificação.
“Estou muito feliz pela vaga, a Semírames é uma grande atleta, quando ela aceitou jogar a etapa comigo, sabia que o resultado viria. É fruto de um trabalho longo no Instituto Evokar, com meu técnico Leandro Martins e o apoio da minha terapeuta. Estamos em CTs diferentes, fizemos um treinamento juntas, mas as dicas e a experiência da minha parceira ajudaram muito. Comecei tarde no vôlei de praia e precisava de alguém com a bagagem dela, encaixou muito bem. Ela me passou tranquilidade e isso foi fundamental”, disse Rita.
A dupla Solange/Teresa (DF/CE) avançou no classificatório pela terceira vez seguida e tem demonstrado grande regularidade. A brasiliense comentou o bom momento e comemorou mais uma vaga nos grupos, desta vez com vitória por 2 sets a 0 (21/16, 21/16) sobre Roberta Glatt/Carol (RJ).
“Estou muito feliz com os resultados que estamos conquistando, é a primeira vez que consigo treinar com minha parceira, no mesmo centro de treinamento. Isso é resultado de um trabalho conjunto, estamos confiantes para a fase de grupos, esperando crescer cada vez mais. Cada vitória no classificatório aumenta nossa confiança, sabendo que é sempre um jogo tenso, mas que temos capacidade para seguir”.
Disputa da fase de grupos começa nesta quinta-feira
As oito duplas classificadas se juntam nesta quinta-feira aos 16 times que já estavam garantidos pelo ranking de entradas, completando as 24 equipes para a disputa da fase de grupos. Os três melhores de cada chave avançam para a segunda fase, quando a competição segue com oitavas de final, quartas de final, semifinais e disputas de medalha.
As 16 duplas garantidas pelo ranking são Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Maria Elisa/Carol Solberg (RJ), Ágatha/Duda (PR/SE), Victoria/Tainá (MS/SE), Juliana/Andressa (CE/PB), Talita/Taiana (AL/CE), Neide/Josi (AL/SC), Maria Clara/Elize Maia (RJ/ES), Val/Érica Freitas (RJ/MG), Carolina Horta/Ângela (CE/DF), Izabel/Thati (PA/PB), Vivian/Vitoria (PA/RJ), Aline/Diana (SC/RJ), Juliana Simões/Eunyce (PR/AL), Thamela/Ingridh (ES/PR).