8 5
Siga o OTD

Vôlei de Praia

Talita volta às areias após ser mãe e reestreia time com Taiana

Divulgação/CBV

Mais de um ano após se ausentar das areias para realizar o sonho de ser mãe, Talita está de volta ao vôlei de praia. E o retorno será no mesmo local do breve ‘até logo’. A sul-mato-grossense retoma a carreira – e a dupla com a cearense Taiana – na próxima semana, na etapa de Campo Grande (MS), a terceira do Circuito Brasileiro de vôlei de praia 2018/2019. Os jogos vão de quarta-feira (21.11) a domingo (25.11), no Parque das Nações Indígenas.

Foi justamente em Campo Grande, em setembro de 2017, que Talita disputou e venceu seu último torneio antes da pausa no vôlei de praia para dar à luz a Renato. Na época, a sul-mato-grossense atuava ao lado de Larissa (PA), que se aposentou no mesmo período. O retorno será ao lado de Taiana, com quem jogou em 2013 e 2014, foi campeã do Circuito Mundial e venceu duas etapas do Circuito Brasileiro e a primeira edição do Superpraia.

Talita comentou a expectativa para o retorno ao voleibol e a retomada da parceria com Taiana, jogando próxima de amigos e familiares.

“Estou me sentindo quase como uma novata, é um recomeço, mas um recomeço diferente, com meu filho, tendo esse olhar e atenção com ele. Estou muito feliz por poder voltar a disputar os torneios, reviver o mundo do voleibol e jogar com a Taiana. E foi uma ótima coincidência, nos últimos dois anos a etapa de Campo Grande aconteceu em agosto ou setembro, e desta vez aconteceu em novembro, permitindo que eu jogasse. Fiquei muito feliz, terei minha família e amigos, poderei contar com a ajuda deles”, disse.

Talita comentou sobre o retorno aos treinamentos e consciência de que a evolução da forma física deve ser gradativa, respeitando também o período de amamentação do filho.

“Tive contato com bola na gravidez, mas apenas visando me manter saudável, não foi nada pensando em manter a parte física. Não fiquei pensando no retorno, curti o momento. Os treinos mais exigentes foram retomados há dois meses, consegui perder praticamente todo peso que ganhei, mas sei que não estou na forma física ideal. Ainda estou amamentando, tenho cuidados que ainda preciso tomar neste período de desenvolvimento do Renato. É um início, mas vamos com calma, paciência. Sei que a evolução será gradativa”, destacou.

Talita disputou as últimas três edições dos Jogos Olímpicos ao lado de Renata (RJ), com Maria Elisa (RJ) e Larissa (PA), respectivamente. Novamente ao lado de Taiana, a sul-mato-grossense prefere pensar etapa a etapa, sem acelerar o processo. A tetracampeã brasileira também acredita que o entrosamento do período que atuaram juntas irá facilitar o processo.

“O fato de nos conhecermos ajuda bastante, fica mais fácil de retornar. O jogo da Taiana encaixa muito com o meu, com certeza facilitará muito nessa volta. Uma sabe como a outra prefere o levantamento, conhece a movimentação, qual espaço ocupa na defesa. Estamos pensando degrau a degrau, buscando com que cada torneio seja melhor que o anterior”.

O torneio em Campo Grande terá entrada franca na arena montada no Parque das Nações Indígenas, na Avenida Afonso Pena. Os jogos da fase de grupos, a partir de quinta-feira (22.11), terão transmissão ao vivo pelo Facebook. Já as disputas de medalha dos dois naipes, no sábado (24.11), a partir das 18h15 (horário local), e domingo (25.11), a partir das 9h, serão exibidas ao vivo exclusivamente pelos canais SporTV.

A competição conta com 24 duplas em cada gênero. As 16 melhores duplas no ranking de entradas já estão pré-classificadas para a fase de grupos, enquanto as outras oito vagas em cada naipe são disputadas no classificatório, com partidas eliminatórias diretas na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino).

Na primeira etapa da temporada, disputada em setembro, em Palmas (TO), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) ficaram com a medalha de ouro. Já na segunda parada, disputada no mês de outubro, em Vila Velha (ES), títulos para Guto/Saymon (RJ/MS) e Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ).

Após Campo Grande (MS), outras quatro etapas da temporada 18/19 serão realizadas no próximo ano. São Luís (MA) recebe o torneio em janeiro, de 23 a 27 de janeiro. Fortaleza (CE) será palco das disputas em fevereiro, de 20 a 24 de fevereiro. Natal (RN) sediará a sexta etapa, de 20 a 24 de março, enquanto João Pessoa (PB) fecha o circuito, em abril, em data que ainda será confirmada. O Superpraia também ocorre em abril, em Brasília (DF).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos quase R$ 500 mil por etapa.

Mais em Vôlei de Praia