Foram 20 vitórias seguidas, do primeiro ao 20o. jogo pela Superliga. O último invicto só foi cair na penúltima rodada da fase de classificação. O duelo Taubaté x Cruzeiro envolvia os dois melhores times da competição. Mas os mineiros chegaram ao confronto no Vale do Paraíba com dez pontos de vantagem sobre o vice-líder, que sofreu quatro derrotas ao longo de toda a competição. Mas recentemente campeão da Copa Brasil, o time paulista mostrou que pode dar trabalho à favorita Raposa se as duas equipes se cruzarem mais para frente nos playoffs. Jogando em casa nesta quarta-feira, a vitória foi por 3 sets a 0 com parciais de 25/20, 25/21 e 26/24. Veja vídeo abaixo.
Com o resultado, o Cruzeiro continua na ponta, mas estacionou nos 58 pontos, enquanto o Taubaté chegou a 51. Por conta da vantagem ainda tranquila, o técnico Marcelo Mendez se deu ao luxo de poupar jogadores importantes como Isaac e o levantador William.
O terceiro set foi o mais equilibrado, já que o Cruzeiro precisava da vitória para seguir vivo no confronto. Apesar dos donos da casa liderarem o placar, os mineiros foram buscar a desvantagem e empataram o placar em 23 a 23. Após salvar um match point, o atual campeão não conseguiu impedir os paulistas na segunda tentativa, que fizeram a festa da torcida presente no Abaeté.
O central Éder teve uma atuação destacada nesta noite e foi eleito, pela comissão técnica do seu time, como o melhor em quadra, sendo premiado com o Troféu VivaVôlei, programa de responsabilidade social da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que atende crianças de 7 a 14 anos por meio de escolinhas de vôlei.
“Foi uma vitória muito importante. Precisávamos desse resultado para tentar seguir na busca pelo segundo lugar e agora dependemos só de nós mesmos no último jogo. Foi um passo muito importante para termos vantagem em uma eventual semifinal e o time está de parabéns, todos fizeram um bom jogo”, opinou Éder.
O central ainda falou sobre enfrentar uma formação menos conhecida. “Eles não vieram com o time principal, mas enfrentamos jogadores que não conhecíamos tanto, então, tivemos essa dificuldade de não ter tanto estudo do adversário. Hoje nem fiz uma das melhores atuações, mas todo o grupo está de parabéns pela vitória”, concluiu Éder.
Outro destaque do Funvic Taubaté ficou por conta do oposto Wallace, que marcou 16 vezes e saiu de quadra como o maior pontuador da partida.
Pelo Sada Cruzeiro, o ponteiro Rodriguinho comentou sobre a questão experiência em relação aos dois times. “Os detalhes fizeram a diferença nesse jogo, que foi muito disputado, com o placar sempre apertado, mas, na hora de decidir, a experiência do time de Taubaté prevaleceu e eles erraram menos que a gente”, disse Rodriguinho.
Pela última rodada do returno da Superliga masculina, os times voltam a atuar no próximo sábado, ambos às 21h30. O Funvic Taubaté viaja para encarar o Juiz de Fora, enquanto o Sada Cruzeiro recebe o Brasil Kirin, que nesta quarta-feira bateu o São Bernardo por 3 a 1 (14-25 | 25-23 | 25-19 | 25-21) e alcançou a quarta colocação com 43 pontos. O terceiro é o Sesi, que encerra a 21a. rodada contra o JF Vôlei nesta quinta-feira.
O Montes Claros garantiu o quinto lugar na tabela de classificação com uma rodada de antecedência. O time do interior mineiro derrotou o Caramuru Vôlei/Castro por 3 a 1 (26-24 | 25-17 | 22-25 | 25-19) e chegou a 37 pontos, não podendo mais ser alcançado nem pelo JF Vôlei, nem pelo Minas, que brigam pela sexta colocação.
Nesta quarta, o Minas Tênis Clube enfrentou dificuldades, mas venceu o Lebes/Gedore/Canoas por 3 sets a 2 (25/20, 25/22 e 26/28, 21/25 e 15/11), em 2h20.
Nono colocado na tabela, o Bento Vôlei deu adeus às chances de classificação ao perder para o Maringá por 3 a 0 (25-23 | 25-23 | 25-21), fora de casa. A equipe gaúcha precisava vencer para ter chances de classificação na última rodada.
Com os resultados desta quarta-feira, estão definidos os oito classificados para os playoffs: Cruzeiro, Taubaté, Sesi, Brasil Kirin, Montes Claros, Minas, JF Vôlei e Canoas.