Aos 42 anos, o levantador Ricardinho, multicampeão com a seleção, se despede das quadras e anuncia aposentadoria
Ricardinho foi um dos maiores levantadores da história do vôlei mundial. O jogador anunciou nesta quarta-feira (18) sua aposentadoria. Aos 42 anos, Ricardo Bermudez Garcia, multicampeão com a seleção, se despede das quadras. A coletiva com o anúncio oficial será realizada na tarde de hoje, às 15h (horário de Brasília), no escritório do Maringá Vôlei, em Maringá.
Com a aposentadoria, o ex-jogador vai continuar à frente do Copel Telecom Maringá Vôlei, que se prepara para a disputa da edição da Superliga 2018/2019, e do projeto social Núcleo Vôlei Ricardinho. Como presidente do Maringá, Ricardinho vai focar no trabalho e no projeto social na cidade paranaense, que envolve cerca de 400 crianças. Além disso, planeja trabalhar ainda mais com jovens levantadores.
Além do ouro olímpico, nos Jogos de Atenas em 2004, o levantador tem uma medalha de prata, conquistada nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Foram também seis títulos da Liga Mundial, quatro ouros pelo Sul-americano, duas vitórias pela Copa dos Campeões e uma na Copa do Mundo de vôlei masculino.
Nos clubes, fez longa carreira na Itália, com boas passagens pelo Treviso e no Modena. No Brasil, defendeu Banespa, Suzano, Minas e Vôlei Futuro, entre outros. O projeto em Maringá começou em 2013, e agora será a principal função do ex-jogador.