8 5
Siga o OTD

Vôlei

Jaqueline reforça o Brasil para a fase final da Liga das Nações

Jaqueline - seleção brasileira
Gáspar Nobrega Inovafoto

 A bicampeã olímpica Jaqueline reforçará o Brasil para a fase final da Liga das Nações feminina, podendo atuar como ponteira 

A bicampeã olímpica Jaqueline chegou, nesta terça-feira (19.06), ao Japão e se integrou a seleção brasileira feminina de vôlei que faz aclimatação na cidade de Satsumasendai para a Fase Final da Liga das Nações. A jogadora, que atuará como ponteira na etapa decisiva, substitui a atacante Drussyla que retornou ao Brasil com uma fratura impactada na base do quinto metacarpo da mão direita.

Depois de encarar 35 horas de viagem, a jogadora realizou um treinamento físico leve para manutenção do tônus muscular e alinhamento postural, com o objetivo de amenizar o desgaste da viagem.

O Brasil será representado na Fase Final da Liga das Nações pelas levantadoras Roberta e Macris, as opostas Tandara e Monique, as centrais Adenízia, Bia, Mara e Carol, as ponteiras Gabi, Amanda, Rosamaria e Jaqueline e as líberos Suelen e Gabiru.

A bicampeã olímpica Jaqueline falou sobre a expectativa de disputar a Fase Final da Liga das Nações.

“Estou vindo para essa Fase Final com o objetivo de ajudar o grupo. Fiquei muito triste com a lesão da Drussyla que fez uma grande competição. O Brasil teve uma fase de classificação muito positiva e o grupo está focado. Estou aqui disposta a ajudar da melhor forma possível. É mais um desafio na minha carreira”, disse Jaqueline.

O treinador José Roberto Guimarães comentou sobre a opção de contar com Jaqueline na Fase Final da Liga das Nações.

“A Jaqueline participou dos jogos do Brasil na primeira semana da Liga das Nações em Barueri. Depois ela ficou treinando em Saquarema como líbero e atacante para qualquer emergência. Ela foi chamada para nos ajudar nessa Fase Final. Como ela treinou nas duas posições e está em forma vai poder nos ajudar na etapa decisiva”, explicou José Roberto Guimarães.

A etapa decisiva da competição acontecerá em Nanjing, na China, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. A equipe do treinador José Roberto Guimarães terá como primeiro desafio a Holanda no dia 28.06, às 8h15 (horário de Brasília).

Na Fase Final, as cinco seleções melhores classificadas na etapa classificatória (Estados Unidos, Sérvia, Brasil, Holanda e Turquia) e a China (país sede) foram divididas em dois grupos de três. O grupo A é formado por Brasil, Holanda e China enquanto a chave B tem Estados Unidos, Sérvia e Turquia. As equipes se enfrentarão dentro dos seus grupos e as duas mais bem classificadas passarão às semifinais.

 A competição

A Liga das Nações acontece pela primeira vez em 2018, substituindo o Grand Prix, onde o Brasil é o maior vencedor, com 12 títulos, e atual campeão. Agora, com novo nome e formato, a competição tem 16 equipes na disputa pelo título.

A cada semana foram formados quatro grupos com quatro seleções cada, definidos em sorteio. Todos as equipes se enfrentaram antes da fase decisiva. Ao fim da fase classificatória, as cinco equipes mais bem classificadas avançaram à Fase Final, que conta ainda com a China, país sede. A Fase Final acontecerá de 27 de junho a 1º de julho.

Mais em Vôlei