Nesta terça-feira (15), o Brasil estreou na Liga das Nações contra a Alemanha, no Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), com a derrota por 3 a 1.
O Ginásio José Corrêa, em Barueri (SP), foi palco da estreia do Brasil na Liga das Nações. Diante da Alemanha, a seleção brasileira de vôlei feminino venceu o primeiro set, mas tomou a virada e foi derrotada por 3 sets a 1.
+ CONFIRA A TABELA DA COMPETIÇÃO
As brasileiras abriram o placar do jogo com um erro das alemãs. O começo do desafio foi marcado por erros: o 2º, 3º e 4º pontos foram por falhas de saque, de ambos os lados. Porém, ao final do primeiro set, o Brasil abriu dez pontos de vantagem, com Monique, fechando a contagem em 25/15.
Já no segundo set, a Alemanha veio mais forte, aproveitando os pontos de saque e ficando à frente do placar na maior parte do período. O Brasil buscou o empate no 17º ponto, com Drussyla passando pelo bloqueio das adversárias. Ainda assim, as alemãs retomaram a ponta. Mais uma vez, o Brasil empatou, já no 20º ponto. A disputa se encaminhou para o final equilibrada, e a Alemanha venceu por 25/22.
As alemãs abriram o placar do terceiro set com o erro de saque de Roberta, e se mantiveram consistentes no ataque durante todo o período. Sempre à frente da contagem, a Alemanha fechou o set com um bloqueio e a parcial de 25/18.
No quarto set, mais uma vez a Alemanha abriu o placar, desta vez no contra-ataque, e conquistou a vantagem. O primeiro ponto do Brasil foi de Tandara, que explorou o bloqueio adversário. Bia empatou para a seleção no 4º ponto, e o jogo seguiu disputado. A Alemanha tomou a frente e fechou o placar em 25/20, vencendo o primeiro desafio.
“Hoje a defesa deixou um pouco a desejar, perdemos a opção de contra ataque com isso. Nosso saque foi um pouco lento, fazendo com que a levantadora delas jogasse com a bola na mão. Acredito que essa foi a diferença”, comentou Tandara após o confronto. “A gente gostaria de fazer um bom resultado para o nosso público, e hoje não fomos bem”, concordou o técnico José Roberto Guimarães.
A equipe que começou em quadra do lado brasileiro foi composta por Carol, a capitã Roberta, Gabi, Drussyla, Tandara, Ana Beatriz e Suellen. Como o esperado, a ponteira Gabi atuou apenas no primeiro set da disputa. Macris, Monique, Amanda e Rosamaria entraram em quadra durante a partida.
Nesta quarta-feira (16), o adversário do Brasil será o Japão. Já no último dia de competição em Barueri, quinta-feira (17), as brasileiras enfrentam a equipe da Sérvia. A Liga das Nações acontece pela primeira vez em 2018, substituindo o Grand Prix – que o Brasil é o maior vencedor e atual campeão, com 12 títulos.