8 5
Siga o OTD

Vôlei

Sesc Flamengo toma susto, mas reage com brilho de Lorena e Laís

A central Lorena foi eleita a melhor do jogo no triunfo do Sesc Flamengo pela Superliga contra Mackenzie e dividiu o prêmio com a líbero Laís

Sesc Flamengo Superliga Lorena
Sesc Flamengo venceu Mackenzie de virada pela Superliga (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

O Sesc Flamengo chegou a ser surpreendido pelo Batavo Mackenzie no primeiro set, porém, colocou em prática sua superioridade técnica e venceu, de virada, por 3 a 1, parciais de 19/25, 25/17, 25/13 e 25/15. Mesmo atuando como visitante, o clube Rubro-Negro dominou as ações a partir do momento que saiu atrás e contou com excelentes desempenhos da central Lorena, eleita melhor em quadra e maior pontuadora do jogo com 20 pontos, e da líbero Laís, bem na recepção e melhor ainda nas defesas. Lorena ganhou o VivaVôlei e fez questão de dividir com a defensora.

Destaques individuais e coletivos

Lorena apareceu em destaque, principalmente, nos últimos dois sets, com 15 dos seus 20 pontos anotados nestes momentos da partida. Ela marcou 12 em ações de ataque, cinco em bloqueios e mais três em aces. Mais duas atletas do Sesc Flamengo tiveram atuações positivas em pontuação, com a oposta Edinara anotando 12 e a ponteira Karina colaborando com 11. Do lado do Mackenzie, os dois principais nomes foram a oposta Kimberlly, com 18, e a central Aline, com 12.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

No aspecto coletivo, Bernardinho e suas comandadas lideraram em ações de ataque (51 a 42) e em número de aces (6 a 2). Porém, perderam para o Mackenzie em bloqueios (12 a 10). Entretanto, os erros foram determinantes, com 24 a 16. O time mineiro cometeu 16 erros de ataque contra apenas oito do Sesc Flamengo. Já em saques, o time Rubro-Negro errou quatro e viu as mineiras errarem oito. A líbero Laís, com 13, e a levantadora Brie, 12, brilharam na defesa, com 25 das 48 das visitantes.

Sesc Flamengo assume quarto lugar

A vitória diante do Mackenzie foi a sétima do Sesc Flamengo na Superliga em 11 jogos realizados. Com 23 pontos ganhos, o time dirigido por Bernardinho aparece na quarta posição, superando o Sesi Vôlei Bauru, com 21 em dez partidas. Com o resultado negativo, o clube de Belo Horizonte permaneceu com 13 pontos em 11 duelos disputados, na sétima colocação, com campanha de quatro triunfos e sete derrotas.

Por causa desse revés, o Mackenzie pode ser superado por dois times na tabela da Superliga. O Unilife Maringá, oitavo, está com 12 pontos em dez partidas. Já o Brasília Vôlei ocupa a nona posição, com 11 pontos e com os mesmos dez jogos. Os clubes brigam para terminarem entre os oito melhores no primeiro turno para se classificarem para a disputa da Copa Brasil 2025, que reunirá as oito campanhas de maior relevância na metade da Superliga.

Igualdade nos dois primeiros sets

Com poucos erros, o Mackenzie surpreendeu o Sesc Flamengo e fez 1 a 0 com parcial de 25 a 19. E três jogadoras foram importantes para o placar, com Carla e Kimberlly liderando a pontuação do set, ambas com seis acertos. Já a central Aline teve quatro. O clube de Belo Horizonte foi melhor que as comandadas do técnico Bernardinho em ataques e contra-ataques (16 a 14) e no bloqueio (4 a 2). Carla e Kimberlly fizeram dez dos 16 pontos ofensivos. No time carioca, os destaques foram Juju e Karina com três pontos.

O Sesc Flamengo reagiu e empatou em 1 a 1 com 25 a 17. Isso ocorreu pelo crescimento do time Rubro-Negro no sistema defensivo e, consequentemente, nos acertos nos contra-ataques. O saque do Mengão também cresceu de produção e dificultou as ações ofensivas do Mackenzie. O time da casa sofreu com enorme queda de eficiência atacando, apesar do bom desempenho no bloqueio. Apesar do revés no set, as mandantes fizeram cinco pontos em tocos, sendo quatro deles de Aline, que fez seis no total.

No entanto, o Mackenzie só foi melhor no bloqueio. Edinara e Lorena lideraram o Sesc Flamengo no set e contribuíram com quatro pontos cada uma. Foram oito pontos a mais em ações de ataque (15 a 7) e cinco defesas de vantagem (14 a 9), com destaques individuais para a líbero Laís e para a levantadora Brie, ambas com quatro bolas recuperadas. A própria Brie colaborou ofensivamente também, com três pontos, mesmo número de Karina.

Virada e vitória do Sesc Flamengo

A virada do Sesc Flamengo aconteceu com amplo domínio no terceiro set: 25 a 13. As comandadas de Bernardinho não tomaram conhecimento do Mackenzie. O nome da parcial foi Lorena, com seis pontos, sendo dois em cada um dos fundamentos. O time Rubro-Negro foi um pouco melhor atacando, bloqueando e sacando. Porém, o que realmente fez a diferença foi o excesso de erros das mandantes. A equipe da casa cometeu 11 erros contra três, sendo sete de ataque e quatro de Kimberlly.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O quarto set foi igualmente de comando do Sesc Flamengo. E, mais uma vez, o time de Bernardinho foi bastante consistente, com apenas um erro na parcial vencida por 25 a 15. O Mackenzie até foi bem no ataque, com 14 acertos, sendo sete de Kimberlly, mas errou muito e foi abaixo nos demais fundamentos. A equipe Rubro-Negro dominou em bloqueios (3 a 0) e o destaque em tocos foi Lorena, com todos eles. A central ainda marcou mais cinco de ataque e liderou o set com oito.

Mais em Vôlei