Vice-campeão do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino, o Trentino, da Itália, se classificou nesta quinta-feira (19) na Copa da Europa. O time do central Flávio garantiu vaga nas quartas de final do segundo evento em importância no continente, atrás apenas da Liga dos Campeões da Europa, batendo o Benfica, de Portugal. Após vencer o jogo de ida, fora de casa, por 3 sets a 0, a equipe do brasileiro que esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-2024 ganhou duas parciais, mas avançou com revés por 3 a 2 (22/25, 22/25, 25/20, 25/18 e 15/13).
- Warriors sofre, mas arranca vitória sobre Wizards pela NBA
- Bia Haddad avança às oitavas nas duplas do Australian Open
- CBTKD anuncia nova gestão para o ciclo olímpico de LA 2028
- Criciúma elimina Ferroviária e faz história na Copinha
- Ryan Francisco brilha e São Paulo vence Cruzeiro na Copinha
Flávio e os demais titulares do Trentino participaram do jogo apenas nos dois primeiros sets. O brasileiro finalizou sua participação em quadra com seis pontos, sendo dois em ataques e quatro em bloqueios. Ele, juntamente com seu companheiro de posição Bartha, os ponteiros Lavia e Michieletto, o levantador Sbertoli e o oposto Rychlicki foram poupados pelo técnico Fábio Soli assim que o time italiano garantiu a classificação com o triunfo do segundo set. Com os reservas em quadra, a equipe de Trento sofreu a virada para os comandados do técnico brasileiro Marcel Matz.
Além de Marcel, o Benfica contou com mais três brasileiros em quadra. O oposto Felipe Banderó foi titular nos dois primeiros sets e fechou a partida com cinco pontos. O ponteiro Japa também jogou de início nas duas parciais iniciais e contribuiu com nove acertos. Por fim, Pablo Ventura, outro ponteiro nascido no Brasil, começou no banco, mas ganhou a vaga de titular nos três sets finais. Ele foi o atleta do país com mais pontos na partida, com 13 bolas no chão. O central Matheus Alejandro, jogador da mesma posição de Flávio, foi relacionado, mas não entrou em quadra.
Derrota na Polônia
Assim como Flávio, o oposto brasileiro Chizoba também sofreu revés nesta quinta. Porém, ao contrário do central, que pode perder e mesmo assim se classificou, o atacante do Cuprum Gorzów não teve motivos para comemorar ao término do duelo pela Liga Polonesa. Mesmo atuando como mandante, o time de Chizoba perdeu, de virada, para o PGE Bełchatów, por 3 sets a 1, parciais de 19/25, 25/20, 25/20 e 25/23.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Apesar da derrota, Chizoba foi o maior pontuador do embate, com 18 acertos. Ainda pelo Cuprum Gorzów, o ponteiro estoniano Robert Täht apareceu em segundo lugar na pontuação com 17. Pelo lado vitorioso, o central polonês Michał Szalacha surgiu em seguida, com 16 bolas no chão. Com o revés, o time do oposto brasileiro segue com 19 pontos, na 12ª posição. Já o PGE Bełchatów soma 28 pontos e ocupa a sétima colocação na Liga Polonesa.
Vitórias na Europa
Na quarta rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa no masculino, o Monza, da Itália, manteve a invencibilidade com a quarta vitória na chave B. O time do levantador brasileiro Fernando Cachopa recebeu o Fenerbahce, da Turquia, na terça-feira (17), e ganhou por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 25/21, 23/25 e 25/20. Com dez pontos, a equipe italiana lidera o grupo, com dois a mais que o Olympiacos, da Grécia, vice-líder. O oposto canadense Arthur Szwarc liderou o jogo em acertos com 24.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Ainda em torneio continentais, mas, desta vez, na Copa Challenge, a terceira em relevância na Europa, o Bogdanka Lublin, da Polônia e do líbero Thales, voltou a vencer o Lille Tourcoing, da França, novamente por 3 sets a 1. Após ganhar na ida, em casa, em quatro parciais, o time do defensor brasileiro levou a melhor, como visitante, com parciais de 25/16, 22/25, 25/21 e 25/19. Com os resultados, a equipe de Thales se garantiu nas quartas de final com destaque para o ponteiro Leon, com 21 pontos.