8 5
Siga o OTD

Vôlei

Campeão Mundial, Sada Cruzeiro retoma liderança da Superliga

De volta ao topo da Superliga, o campeão do mundo Sada Cruzeiro tomou susto no set inicial, mas elevou seu nível e conquistou a vitória diante do time de Blumenau

Sada Cruzeiro Superliga Vaccari
Após ser campeão Mundial de Clubes, o Sada Cruzeiro retomou a liderança da Superliga (Foto: Agência i7/Sada Cruzeiro)

Campeão da edição de 2024 do Campeonato Mundial de Clubes, o Sada Cruzeiro voltou a jogar pela Superliga masculina 2024/25 nesta quinta-feira (19) e retomou a liderança da competição. A equipe capitaneada pelo oposto Wallace visitou a Apan Roll-On, de Blumenau, e venceu fora de casa por 3 sets a 1, parciais de 22/25, 28/26, 25/14 e 25/23. O jogo aconteceu no ginásio Galegão, em Santa Catarina, e o ponteiro Vaccari foi escolhido o craque da partida e conquistou o troféu VivaVôlei. Ele também foi o maior pontuador dos vitoriosos, com 17 acertos.

Além de Vaccari, o central Lucão também se destacou contribuindo com 13 pontos, terminando como segundo maior pontuador do Sada Cruzeiro no triunfo pela Superliga. O ponteiro Douglas Souza entrou bem saindo do banco e marcou 11 pontos. Pelo lado do time de Blumenau, o jogador mais relevante no duelo foi o ponteiro Matias Provensi, com 21 acertos, maior pontuador do jogo. Quem também tentou evitar o pior com boa atuação foi o oposto Acerola, com 13 bolas no chão. No aspecto coletivo, os comandados de Filipe Ferraz foram bem superiores nas ações de ataque e no saque.

De novo na liderança da Superliga, o Sada Cruzeiro chegou aos 26 pontos em dez partidas, campanha de nove vitórias e uma derrota. Com o mesmo número de jogos, o Itambé Minas é o terceiro colocado, com 24, dois a menos que o clube celeste. O vice-líder no momento é o Vôlei Renata, de Campinas, também com 24, mas com um jogo a mais: nove resultados positivos e dois negativos. Sexto colocado antes do confronto, o clube de Blumenau continua, momentaneamente, na mesma posição, com 15 pontos. O time catarinense está com cinco triunfos e seis reveses.

Começo equilibrado

Blumenau começou surpreendendo o campeão do Mundial de Clubes, fazendo a alegria da torcida presente no Galegão. A Apan Roll-On teve ótimo início de Matias Provensi, com 11 pontos, sendo dez em ações de ataque. Ele recebeu 12 bolas e fechou a parcial com 83% de eficiência. Além desse destaque individual, o time mandante foi bem superior coletivamente no bloqueio: 5 a 0. O paredão do Sada Cruzeiro não encontrou os atacantes dos donos da casa, principalmente Matias. Do lado cruzeirense, os melhores foram Wallace, com cinco, e Vaccari, quatro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

O segundo set foi ainda mais equilibrado, com Blumenau repetindo boa exibição no bloqueio: 5 a 1. Porém, os comandados do técnico André Donegá caíram um pouco de rendimento em ações ofensivas e presenciaram o crescimento considerável do Sada Cruzeiro no saque. Além dos três aces contra nenhum da Apan Roll-On, o time dirigido por Filipe Ferraz complicou a recepção do rival e, com isso, teve mais oportunidades de contra-ataques. E os visitantes foram bem mais eficientes atacando: 20 a 12. Como consequência do saque forçado, a equipe cruzeirense errou mais, com seis dos nove em serviços.

Correndo mais riscos, o Sada Cruzeiro conseguiu, no momento decisivo do set, igualar a partida vencendo a segunda parcial por 28 a 26. O levantador Matheus Brasília também foi um personagem do empate, pois distribuiu bem e de forma homogênea, colocando todos os atacantes cruzeirenses para jogar. Se do lado do Blumenau, Matias liderou com sete acertos e ninguém mais se destacou, do lado dos visitantes, Vaccari contribuiu com seis, Rodriguinho, cinco, e Otávio, Lucão e Wallace ajudaram com quatro. O líbero Alê Elias também brilhou defensivamente, com cinco das 14 defesas do time celeste.

Virada do Sada Cruzeiro

Embalado com empate, o Sada Cruzeiro seguiu pressionando o rival e, com dois erros de ataque do ponteiro Matheus Silva, abriu 4 a 1. A distância cresceu para dez quando Lucão bloqueou Matheus Silva: 15 a 5. Filipe Ferraz fez mudanças na equipe, sacando Wallace e Rodriguinho e adicionando ao time Oppenkoski e Douglas Souza. E a entrada do ponteiro campeão olímpico na Rio-2016 foi importante. Ele foi um dos responsáveis pelo amplo domínio e triunfo por 25 a 14. Douglas Souza liderou em acertos no set com sete, sendo cinco atacando e um bloqueando e sacando.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Blumenau apresentou uma quebra brusca nos ataque, com apenas sete pontos contra 13 do Sada Cruzeiro. Além de Douglas Souza e das ações ofensivas, o time dirigido por Filipe Ferraz foi bem melhor que a Apan Roll-On no bloqueio: 5 a 0. Os centrais Lucão e Otávio foram responsáveis por quatro deles, sendo dois tocos para cada um. Lucão também foi relevante na pontuação, com quatro no total, mesmo número de Vaccari. Nulo nos dois sets anteriores, o paredão do clube celeste passou a complicar a vida dos mandantes.

Confirmação do triunfo cruzeirense

O aproveitamento em ataques de Blumenau iniciou ruim assim como no set anterior. Com isso, o Sada Cruzeiro abriu vantagem. A oposto Acerola errou ataque e o time celeste abriu 9 a 5. André Donegá pediu tempo e a Apan Roll-On reagiu e igualou em 9 a 9. Douglas Souza apareceu bem nos contra-ataques e a equipe visitante assumiu a dianteira e construiu distância: 19 a 15. Os atletas dirigidos por Filipe Ferraz seguiram melhores no bloqueio e no saque e, além disso, erraram menos: 9 a 7. Dos nove erros dos mandantes, quatro foram em ataques. Acerola fez seis pontos e Oppenkoski anotou cinco.

Mais em Vôlei