O confronto mineiro entre Praia Clube e Itambé Minas pela 11ª rodada do primeiro turno da Superliga masculina 2024/25 terminou apenas no quinto set. Em duelo direto por posição na tabela da competição, o clube minastenista permaneceu na frente do praiano e ainda ultrapassou o Sada Cruzeiro, assumindo a vice-liderança, com 24 pontos, um a mais que o campeão do Mundial de Clubes deste ano, terceiro colocado. Já o time de Uberlândia segue em quarto, com 19. O jovem oposto Samuel Neufeld, de 20 anos, foi o melhor em quadra na vitória por 3 a 2, parciais de 25/22, 25/19, 28/30, 22/25 e 15/7.
Samuel Neufeld liderou o Minas em número de acertos com 24, sendo 18 em ações ofensivas e seis em bloqueios. O paredão foi, coletivamente, o fundamento que o time minastenista mais se destacou em comparação com o praiano, com 15 a 6 em tocos. O oposto do Minas marcou o mesmo número de pontos de bloqueio que a equipe inteira do Praia. Os comandados de Guilherme Novaes também foram superiores em aces: 4 a 1. Os ponteiros Arthur Bento, com dois, William e Renato Pato, ambos com um.
Ainda no Minas, Arthur Bento ajudou com 16 pontos e o central Isac fez 14. No Praia, o oposto Franco fechou o duelo pela Superliga como maior pontuador com 28 acertos, sendo 27 em ataques e um de bloqueio. Além dele, só o ponteiro Maicon alcançou dois dígitos em pontos pelo clube praiano. Ele colaborou com dez acertos. Apesar do revés, a equipe de Uberlândia defendeu mais, com destaque para o líbero Pedrinho, com 16, e o ponteira Lucas Loh, 12. No Minas, o líbero Maique fez 13 defesas.
Minas começa melhor
Samuel Neufeld foi o nome do Minas na vitória no primeiro set por 25 a 22. O jovem oposto foi o maior pontuador do clube minastenista na parcial, com sete. Ele contribuiu com cinco dos 13 do time em ações de ataque e deu dois dos quatro tocos. Os comandados do técnico Guilherme Novaes foram levemente superiores com o paredão e também mais consistentes. Já o Praia pecou nos erros, com oito contra cinco, sendo quatro em ataques. Franco liderou o time de Uberlândia com seis acertos e Maicon fez cinco.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O segundo set foi bem parecido com o primeiro. O Praia foi melhor nas ações de ataque, mas perdeu para o Minas em bloqueios. Desta vez, a diferença em tocos foi maior, com três contra nenhum. Os centrais Isac e Kelvi usaram bem o paredão e o terceiro dos bloqueios foi do levantador Gustavo Orlando. Os erros do time de Uberlândia também pesaram, sendo três dos oito em saques, contra cinco do time minastenista. Maicon contribuiu com cinco pontos, seguido de perto por Arthur Bento e Isac, com quatro.
Reação do Praia
Os mandantes começaram a reação a partir do terceiro set. E Franco foi um dos responsáveis, com oito acertos. Além dele, o ponteiro Bruno Temponi apareceu bem vindo do banco com cinco bolas no chão, todas em ataques, assim como o oposto. Do lado do Minas, Samuel se destacou com nove pontos e Isac colaborou com cinco. Mas, o que foi determinante para o 30 a 28 do Praia foram os erros do Minas: 9 a 4. O time minastenista falhou bastante em saques, com cinco erros.
- Hugo Calderano e Bruna Takahashi formam parceria em Singapura
- Carol Meligeni derrota Ortenzi e é campeã do ITF em Buenos Aires
- Brasil amassa Estados Unidos no Desafio Mano a Mano
- Real Madrid de Antonia e Yasmin, é derrotado na liga espanhola
- Lucarelli leva a melhor sobre Felipe Roque na liga japonesa
A igualdade no marcador chegou com a evolução ofensiva do Praia, principalmente pelas mãos de Franco. Foram 20 dos 25 acertos em ataques e contra-ataques, com Franco marcando quase a metade: nove. O oposto do time de Uberlândia liderou a parcial em bolas no chão e deixou o set com 62% de eficiência. Nos ataques, os atletas dirigidos pelo técnico Fabiano Magoo fez quatro a mais: 20 a 16. O ponteiro Paulo foi o maior pontuador da equipe minastenista no set, com quatro acertos.
Vitória veio do banco
Com desconforto no ombro direito, o ponteiro William foi preservado e ficou no banco durante boa parte da partida. Com o cenário se complicando, ele entrou no quarto set, mas só conseguiu fazer a diferença no quinto. Ele foi o líder em acertos da parcial, com quatro dos 15 do Minas. Além dele, Samuel brilhou com três pontos. O clube minastenista foi levemente superior em todos os fundamentos e ainda contou com o excesso de erros do Praia: 6 a 3.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O Praia errou em dobro, sendo quatro dos seis em ataques, com Franco falhando bastante no final com três erros de ataque. Franco que tem atuado com dores na lombar e isso pesou no set decisivo. Apesar da queda de rendimento, o oposto praiano liderou a pontuação da equipe na parcial, com dois pontos.