8 5
Siga o OTD

Vôlei

Sada Cruzeiro vence o Trentino e é pentacampeão do Mundial

A equipe brasileira superou o clube italiano por 3 a 1 e conquistou seu quinto título na história do Mundial de Clubes

Sada Cruzeiro em ação na final do Mundial de Clubes, contra o Trentino (Agência i7/Sada Cruzeiro)
Sada Cruzeiro em ação na final do Mundial de Clubes, contra o Trentino (Agência i7/Sada Cruzeiro)

É do Brasil! Na Arena Sabiazinho, em Uberlândia-MG, o Sada Cruzeiro derrotou o italiano Trentino por 3 a 1 (25/22, 20/25, 25/16 e 25/22) e conquistou o pentacampeonato do Mundial de Clubes de vôlei masculino. Agora, o time mineiro se tornou o maior vencedor da história da competição, ao lado do próprio Trentino.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Com 23 pontos marcados, o oposto Wallace Souza, do Cruzeiro, terminou como principal pontuador do jogo e foi eleito o melhor jogador da competição. O levantador Matheus Brasília, o central Lucão e o líbero Alê Elias, todos do clube mineiro, o ponteiro Alessandro Michieletto e o central Marco Pellacani, ambos do Trentino, e o ponteiro Alireza Abdolhamidi, do iraniano Foolad Sirjan, também compuseram a seleção do torneio.

Na disputa pela medalha de bronze, o Foolad Sirjan levou a melhor sobre os italianos do Lube Civitanova e garantiu seu lugar no pódio com uma vitória por 3 a 2 (23/25, 25/23, 21/25, 26/24 e 18/16).

Sobre a decisão

Ambas as equipes iniciaram o confronto mostrando uma boa variação nos ataques e muito equilíbrio dentro de quadra. Um erro na linha de passe do Trentino deu uma vantagem de três pontos para o Sada Cruzeiro. Depois de uma boa passagem pelo saque do ponteiro Vaccari, o time brasileiro ampliou a diferença para 11 a 5. Os italianos reagiram graças a uma bela atuação do jovem Alessandro Michieletto, virando a disputa para 16 a 15.

Na sequência, o Cruzeiro voltou a mostrar uma certa superioridade e assumiu a liderança do placar. Com um ótimo trabalho defensivo e uma grande eficiência no saque, o clube mineiro fechou o primeiro set em 25 a 22. Atrás do marcador, o Trentino retornou impondo um ritmo mais intenso e abrindo 4 a 2 de frente. Os brasileiros equilibraram o jogo, que se manteve na diferença de até dois pontos até a reta final da parcial. No fim, a equipe europeia triunfou por 25 a 20.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

A torcida que lotou a Arena Sabiazinho empurrou o Sada Cruzeiro a começar na liderança no terceiro set. Uma excelente passagem pelo saque do oposto Wallace ampliou a vantagem dos mineiros para 14 a 9. Após um momento de reação dos italianos, o bloqueio brasileiro funcionou muito bem e fechou em 25 a 16, graças a também três aces do levantador Brasília.

Na quarta e última parcial, o Cruzeiro iniciou melhor e rapidamente colocou 8 a 4 de frente. Eles brecaram o crescimento do Trentino e mantiveram a diferença nos minutos seguintes. Os italianos encostaram, mas o bloqueio do clube do Brasil deixou a equipe com uma boa vantagem. Resultado final: 25 a 22 e pentacampeonato do Mundial para os mineiros.

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Vôlei