O duelo direto pela Superliga masculina 2024/25 entre Apan Roll-On, de Blumenau, e Sesi Bauru fechou a quinta-feira (12). Antes da partida realizada no ginásio Galegão, em Santa Catarina, o atual campeão da competição nacional estava com 13 pontos, um a mais que o rival. Com o resultado positivo, de virada, por 3 sets a 1, os comandados de Anderson Rodrigues subiram para 16, mas seguem na quinta posição, dois pontos a menos que o Praia Clube, quarto. O revés mantém os atletas de André Donegá em sétimo lugar. Os visitantes ganharam com parciais de 21/25, 25/23, 25/17 e 25/21.
- Tabela da Copa Brasil de Vôlei Feminino 2025
- Em confronto direto, Suzano reage e vira diante de Guarulhos
- Gringos dominam estatística de maiores pontuadores do NBB
- Botafogo faz nos acréscimos e avança; Guarani elimina o Galo
- Praia e Sesi Bauru confirmam favoritismo na Superliga
Os dois clubes fizeram nove partidas e ambos ganharam quatro. O craque do confronto, ganhador do troféu VivaVôlei, foi o levantador Mateus Bender, do Sesi Bauru. Os dois principais pontuadores do jogo foram do time bauruense, com o oposto Darlan anotando 24 pontos e o ponteiro Lukas Bergmann deixando a quadra com 17. Mais dois atletas alcançaram dois dígitos, com o central Thiery, do time visitante, marcando dez, e o meio de rede Éder Levi, do Blumenau, com o mesmo número.
No aspecto coletivo, o saque foi crucial para o Sesi Bauru vencer o embate. Foram sete pontos diretos com o serviço contra dois da Apan Roll-On. E o destaque nesse fundamento também foi Darlan, com quatro aces. O clube bauruense foi superior nos demais quesitos do jogo, terminando com oito pontos a mais em ações ofensivas (49 a 41) e mais tocos (9 a 7). O sistema defensivo dos visitantes se saiu melhor também, com 23 defesas contra 18 dos catarinenses.
Começo com erros e crescimento de Darlan
Os dois times começaram a partida cometendo muitos erros. Somando ambos foram 19 erros na primeira parcial. Porém, Blumenau levou a melhor por ser mais eficiente nas ações de ataque e, principalmente, no bloqueio, com dois pontos diretos e oito amortecidas que geraram chances de contra-ataques. Darlan liderou em acertos no set, com cinco, um a mais que Lukas Bergmann e que dois atletas da Apan Roll-On: o oposto acerola, ex-Sesi Bauru, e o ponteiro Matheus Silva.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Darlan tomou conta do set e o Sesi Bauru empatou em 1 a 1. E o crescimento do time bauruense se deu nas ações de ataque, com três acertos a mais: 15 a 12. E o oposto marcou nove pontos, sendo sete em lances ofensivos e mais um em ace e toco. Lukas Bergmann evoluiu também em relação ao set anterior e contribuiu com cinco bolas no chão. Do lado catarinense, quatro jogadores fizeram três pontos: Acerola, o ponteiro Matias, Éder Levi e o central Vinícius.
Queda ofensiva do Blumenau
A virada do Sesi Bauru aconteceu com amplo domínio no terceiro set. O desempenho ofensivo da Apan Roll-On despencou e os bauruenses fizeram quase o dobro de pontos: 13 a 7. O saque dos visitantes também foi destruidor, com Darlan fazendo dois aces e Thiery mais um. Thiery liderou em bloqueios, com dois, sendo o terceiro acerto com paredão anotado por Lukas Bergmann. Darlan e Thiery foram o maiores pontuadores da série, ambos com seis. Já Lukas Bergmann teve quatro acertos.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
Os erros voltaram com tudo na quarta parcial. No total foram 19 na somatória de ambos. O Sesi Bauru foi levemente melhor, com um ponto a mais que Blumenau em todos os fundamentos. O maior mérito do time bauruense no set foi o sistema defensivo, com oito a cinco em defesas. Três jogadores comandaram a pontuação com quatro acertos. Pelo lado dos visitantes, Darlan e Lukas Bergmann seguiram no controle. Já na Apan Roll-On, o oposto reserva Jamelão tentou forçar o quinto set, mas não foi possível.