O confronto entre os dois maiores campeões do Campeonato Mundial de Clubes do vôlei masculino só foi decidido no quinto set. O tetracampeão Sada Cruzeiro, do Brasil, tinha a obrigação de vencer o Trentino, da Itália, dono de cinco título do torneio, para continuar com chances de avançar à semifinal. Já classificado na edição de 2024, o time italiano preservou seus principais atletas, mas, mesmo assim, impôs dificuldades. A equipe mineira precisou reverter cenários adversos duas vezes no ginásio Sabiazinho para ganhar por 3 a 2, parciais de 19/25, 25/21, 18/25, 25/16 e 15/12.
Para se classificar entre os quatro melhores do Mundial de Clubes, o Sada Cruzeiro precisa torcer para o Ciudad Voley, da Argentina, vencer o Shahdab Yazd, do Irã, nesta quinta-feira (13), às 17h. Se o clube argentino derrotar o iraniano, os comandados do técnico Filipe Ferraz garantem a segunda vaga do Grupo B, com cinco pontos somados. O Trentino já está confirmado em primeiro lugar da chave, com sete pontos ganhos. Em caso de triunfo dos asiáticos, o clube capitaneado pelo oposto campeão olímpico Wallace estará eliminado do torneio.
- Bruna Takahashi leva 3 a 0 e se despede do WTT de Mascate
- Alcaraz projeta João Fonseca entre os melhores do mundo
- Australian Open – Agenda e resultados dos brasileiros
- Tabela da Copa Brasil de Vôlei Feminino 2025
- Em confronto direto, Suzano reage e vira diante de Guarulhos
Wallace foi o maior pontuador do duelo com 29 pontos, sendo 27 em ações ofensivas e mais um de bloqueio e saque. O ponteiro Vaccari marcou 15 e Rodriguinho colaborou com dez. No Trentino, o líder em acertos foi o ponteiro Magalini, com 19, seguido de perto por Rychlicki, 18. O ponteiro Bristot, com 11, e o oposto Garcia, dez, também foram bem. Pior nos números em ataques e bloqueios, o Sada Cruzeiro ganhou do Trentino em aces: 8 a 2.
Detalhes do confronto
Confirmado na semifinal do Mundial de Clubes, o Trentino entrou para enfrentar o Sada Cruzeiro poupando alguns de seus principais jogadores. O técnico Fabio Soli deixou no banco de reservas os ponteiros da seleção italiana Michieletto e Lavia. Além deles, o levantador e capitão Sbertoli também não iniciou no time titular. Mesmo assim, o clube italiano se impôs na primeira parcial, com destaque para o oposto Rychlicki, natural de Luxemburgo, com dez pontos, sendo sete de ataque e três de bloqueio.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
O problema do Sada Cruzeiro foi não conseguir confirmar os contra-ataques. Por outro lado, o Trentino foi mais eficiente nas ações ofensivas e no bloqueio. Pelo time cruzeirense, Wallace foi o melhor e ajudou com cinco acertos, seguido de perto pelo ponteiro Vaccari, uma das novidades de Filipe Ferraz na equipe titular, entrando na vaga de Douglas Souza. A equipe brasileira também sofreu com os erros, com oito contra seis dos italianos, sendo quatro em saques e mais quatro em saques.
Primeiro empate e nova desvantagem
O Sada Cruzeiro reagiu na segunda parcial com a melhor nas viradas de bola e contra-ataques e também nos bloqueios. Além disso, o Trentino cometeu mais erros. Rychlicki e o ponteiro Magalini lideraram o time italiano em pontos, com cinco. Já pela equipe cruzeirense o nome do set foi Wallace. O oposto foi o maior pontuador, com sete acertos, dois a mais que Vaccari. Todos os pontos de Wallace foram anotados em ações de ataque.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Flávio e seus companheiros do Trentino retomaram a dianteira no placar devido ao número excessivo de erros do Sada Cruzeiro, principalmente no saque. Dos 11 erros cruzeirenses, oito foram de saque. O clube italiano ainda foi melhor que o brasileiro nas ações ofensivas e em saques. Magalini liderou a pontuação dos europeus, com quatro acertos. Já pelo time celeste, o principal nome em bolas no chão foi Wallace, com sete, com o central Otávio em segundo, com quatro.
Virada e sobrevivência cruzeirense
Os ponteiros Rodriguinho e Vaccari foram muito importantes na segunda igualdade no marcador. Juntos, os dois atletas fizeram dez pontos, cinco para cada um, sendo todos em ações ofensivas. E foram os ataques que pesaram mais para o Sada Cruzeiro vencer o set. O time brasileiro fez cinco a mais: 14 a 9. Os comandados de Filipe Ferraz também foram superiores no saque, com aces de Wallace e do central Lucão. Pelo Trentino, o oposto reserva Garcia liderou com cinco acertos.
Wallace e o saque foram determinantes para o Sada Cruzeiro ganhar a partida. O oposto marcou sete dos 15 pontos feitos pelos cruzeirenses na parcial. Lucão marcou dois aces e Rodriguinho fez o terceiro. Todos os acertos de Wallace foram em ações ofensivas, carregando o time mineiro ao triunfo. Pelo lado do Trentino, Garcia contribuiu com três bolas no chão. Só os três atletas do Cruzeiro pontuaram, com Lucão fechando o set com três e Rodriguinho com dois.