O Praia Clube finalizou sua participação no Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino de 2024 nesta quinta-feira (12). Já eliminado após derrotas nas duas primeiras partidas do Grupo A, o time de Uberlândia perdeu de novo e deixou a competição sem vitória. Com o oposto Franco poupado com dores na lombar, o clube praiano não ofereceu resistência ao Foolad Sirjan, do Irã, sensação da chave. A equipe iraniana bateu os mineiros por fáceis 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/13 e 25/21.
- Fluminense x São Paulo – Oitavas de final da Copinha: onde assistir
- Brasil cala Oslo e bate a Noruega no Mundial de handebol
- Vitória Miranda é campeã do ITF SS de Melbourne Júnior
- Grêmio atropela Goiás por 4 a 0 e avança na Copinha
- Marco La Porta e Yane Marques assumem comando do COB
Com 18 pontos, o ponteiro Abdolhamidi foi o maior pontuador da partida. O oposto Hajipour, com 14, também teve boa atuação pelo Foolad Sirjan. Pelo Praia, os dois nomes de destaque em quadra foram o central Pietro e o ponteiro Maicon, ambos com oito acertos. A equipe iraniana foi bastante superior em todos os fundamentos, com 12 pontos a mais em ações ofensivas (43 a 31) e vantagens também em bloqueios (9 a 6) e aces (3 a 0). Sem energia, o time de Uberlândia sofreu com o saque do rival.
Problemas na recepção
O duelo entre Praia e Foolad Sirjan foi equilibrado no primeiro set até o time iraniano abrir 11 a 9. Daí em diante, os asiáticos foram bem melhores em quadra e a equipe de Uberlândia derretendo em todos os aspectos. O saque foi o maior diferencial, com três aces contra nenhum dos brasileiros. Além dos pontos diretos, o serviço do Foolad Sirjan minou a recepção do clube mineiro, forçando bolas devolvidas de graça e acertos em contra-ataques.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Foolad Sirjan fez cinco pontos a mais em ações ofensivas: 16 a 11. O baixo rendimento em ataques do Praia Clube aconteceu pela dificuldade no passe. Desta forma, o levantador Bruno Alves encontrou dificuldades na distribuição ofensiva. Abdolhamidi foi decisivo no set, com nove pontos, sendo oito atacando e mais um de ace. Quatro atletas fizeram quatro pontos, sendo o central Seyed e o ponteiro Esi pelo time iraniano e Maicon e Pietro pelo clube de Uberlândia.
Dificuldades com bloqueio e contra-ataque
O domínio do Foolad Sirjan foi ainda maior no segundo set, principalmente por causa do bloqueio: 6 a 0. Os dois principais nomes da parcial foram Hajipour, com sete acertos, sendo dois em bloqueios, e Seyed, quatro, dois em tocos. Os dois times tiveram queda de rendimento ofensivo, mas o Praia foi ainda pior, com nove erros: todos em ataques. A equipe de Uberlândia passou a se intimidar com o paredão dos iranianos e os erros foram consequências disso. O oposto Rafa anotou quatro pontos pelo Praia.
Se no segundo set o problema do Praia foi o bloqueio do Foolad Sirjan, no terceiro o time de Uberlândia sofreu com as ações ofensivas dos iranianos, principalmente nos contra-ataques. Dois atacantes foram determinantes para isso: Abdolhamidi e Hajipour. O primeiro deles marcou oito pontos, todos eles atacando, mesma situação do segundo, que fez cinco da mesma forma. Foram sete pontos a mais dos asiáticos em ações de ataque: 17 a 10.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O clube praiano chegou a equilibrar a terceira parcial pelo crescimento no bloqueio, com cinco tocos contra dois. E dois jogadores foram decisivos pelos paredões, com dois anotados por Pietro e Lucas Loh. No total, ambos os atletas lideraram em acertos, com três cada um.