8 5
Siga o OTD

Vôlei

Sensação, Praia Clube se despede do Mundial contra surpresa

O oposto Franco concedeu entrevista ao Olimpíada Todo Dia e comentou sobre o Praia como sensação da Superliga e a participação do time no Mundial de Clubes

Franco Praia Superliga Mundial de Clubes
Praia comentou sobre o bom começo do Praia na Superliga (Foto: FIVB/Divulgação)

Sensação da Superliga masculina 2024/25, quarto colocado com seis vitórias e três derrotas, o Praia Clube se despede nesta quinta-feira (12) do Campeonato Mundial de Clubes contra a maior surpresa da competição. Integrante do Grupo A, o clube praiano está na lanterna, sem pontos, e, após duas derrotas, já não tem mais chances de se classificar para a fase semifinal do torneio. Do outro lado da quadra estará o Foolad Sirjan, do Irã, líder da chave com triunfos nos dois jogos disputados. O duelo acontecerá no ginásio Sabiazinho, às 17h, em Uberlândia.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Antes do começo do Mundial de Clubes, o oposto Franco concedeu entrevista ao Olimpíada Todo Dia (OTD) e comentou sobre o bom início de Superliga do Praia. “A nossa equipe nunca foi cogitada para estar nas primeiras posições. Confesso até que foi surpresa para nós, pois não tivemos uma preparação suficiente para disputar o Mineiro. Mas isso acabou servindo de treinamento para a Superliga. Na Superliga a gente conseguiu começar de uma maneira boa. A gente teve uma virada de chave em que saímos de um patamar e fomos para outro”, afirmou o oposto.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

“Conseguimos vitórias contra fortes equipes e que são cotadas ao título da Superliga, inclusive, fora de casa. Foi uma surpresa até para nós jogadores. Só que estamos unidos, treinando bem e sabemos que o time tem potencial. Então, estamos acreditando um no outro e vamos ver o que a conseguimos arrancar até o final da competição”, acrescentou Franco. O atacante, de 34 anos, chegou ao time de Uberlândia nesta temporada 2024/25. De suas seis vitórias na competição nacional, o Praia já venceu Sesi Bauru, atual campeão da Superliga, Suzano, Vôlei Renata e Vedacit Guarulhos.

Dificuldades no Mundial

O Praia estreou no Mundial de Clubes diante do Al Ahly, do Egito, e perdeu por 3 sets a 1. Na segunda rodada, o time praiano foi derrotado pelo favorito Lube Civitanova, da Itália. Essa é a primeira participação do clube de Uberlândia no torneio. E esse é o primeiro ano da equipe na cidade, já que, até a temporada passada, atuava em Araguari, com o Praia sendo apenas um dos patrocinadores. Franco, que defendia o Guarulhos, revelou que a notícia de que o município sediaria a competição deixou a população animada.

“Uberlândia é uma cidade do interior, então é bem diferente do que jogar na capital, mas a galera está muito animada desde os primeiros dias que cheguei aqui. O torcedor está bem contente de jogarmos em Uberlândia, já que ano passado a o time jogava em Araguari. A notícia de que o Mundial seria aqui deixou todo mundo ainda mais contente e passando energia positiva. A população ficou feliz que ia ter esse campeonato e que eles iam poder acompanhar”, disse Franco ao OTD, que também comentou sobre a diferença de nível do Mundial para a Superliga.

“O nível muda bastante. Muda porque são equipes com jogadores de seleções. Os times possuem atletas de seleções, por exemplo, italianas e brasileiras. Por isso, o nível de bloqueio, defesa e saque é muito diferente. Então sempre é uma pressão maior, não pode dar vacilo e tem que ter atenção máxima, pois são equipes que erram menos e, ao mesmo tempo, são mais agressivas do que estamos acostumados na Superliga. Então o nível é bem superior e é mais difícil jogar esses jogos”, destacou o principal atacante do Praia.

Principais virtudes do Praia

Titular do Praia e a principal contratação da temporada, Franco iniciou sua carreira no Bento Vôlei, de Bento Gonçalves (RS), e tem passagens também por Lupo/Náutico, de Araraquara (SP), Campinas (SP), Minas Tênis Clube (MG), Voleisul/Paquetá, de Novo Hamburgo (RS), Sesi-SP, Apan Eleva, de Blumenau (SC), e o Vedacit Guarulhos (SP). O atacante também teve experiência internacional ao vestir a camisa do Paris Volley, da França. O atleta opinou sobre as principais virtudes do time de Uberlândia na Superliga.

“Sou o mais experiente do time titular, então tento passar tranquilidade. Sou meio chato e, às vezes, cobro até demais. São jovens que vão cometer erros a mais. Mas o principal é que o Maicon ganhou confiança e estabilidade no passe, fundamento que ele tem mais dificuldade pelo tamanho dele, e tem ajudado muito na virada de bola, principalmente nos passes C, não me sobrecarregando, evitando que essas bolas fiquem só para mim”, avaliou Franco.

“Além disso, o Pedrinho (líbero) e Lucas Loh (ponteiro) estão dando suporte no passe, facilitando para os nossos centrais jogarem. Eu destacaria a nossa recepção e a evolução do Maicon como os diferenciais da nossa equipe na conquista dessas vitórias”, finalizou. Franco está jogando o Mundial de Clubes com dores na região lombar. Mesmo assim, ele foi o maior pontuador do Praia na derrota contra o Civitanova, com 11 acertos, e fez 15 no revés diante do Al Ahly. O atleta tem passagens pela seleção brasileira, sendo campeão mundial Sub-21, em 2009, e medalha de prata na Liga Mundial de 2016.

Mais em Vôlei