Letargia é a palavra que define o começo do Sada Cruzeiro contra o Shahdab Yazd, do Irã, na segunda rodada do Grupo B do Campeonato Mundial de Clubes de 2024. Após início sonolento, a equipe celeste despertou, mas o bloqueio não apareceu. Desta forma, o time mineiro perdeu por 3 sets a 1, parciais de 25/18, 20/25, 26/24 e 27/25, e ficou em situação delicada na competição. Os comandados do técnico Filipe Ferraz colocaram a classificação para a semifinal em risco. Para não depender do resultado do outro jogo, os brasileiros precisam ganhar do Trentino, da Itália, na última rodada.
- Luís Gustavo Borges anuncia pausa na carreira
- Flamengo-SP x Vasco – Oitavas da Copinha: onde assistir ao vivo
- Audax x Palmeiras – Oitavas da Copinha: onde assistir ao vivo
- Grêmio x RB Bragantino – Oitavas da Copinha 2025: onde assistir
- João Fonseca: “Feliz de ter aguentado fisicamente”
Do lado do clube iraniano, os principais nomes em quadra foram o oposto Ghafour, líder em acertos no confronto com 23, e o ponteiro Usman, segundo, com 22. Pelo Sada Cruzeiro, o oposto Wallace fez o possível para manter o time vivo na partida e colaborou com 21 pontos. Apesar da boa atuação, o capitão cruzeirense não conseguiu evitar o revés em partida disputada no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia. O ponteiro Douglas Souza também apareceu bem a colocou 16 bolas no chão.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A última rodada da fase de grupos será nesta quinta-feira (12) e o Sada Cruzeiro encara o Trentino, da Itália, às 20h30. Os centrais Lucão e Otávio terão pela frente o brasileiro e companheiro de posição Flávio, titular do time italiano. Ele foi campeão do Mundial de Clubes em 2023 pelo Perugia, da Itália, diante do Itambé Minas na final. Trentino lidera com seis pontos, com o time cruzeirense, em segundo, e o Shahdab Yazd, em terceiro, ambos com três. O Ciudad Voley, da Argentina, está zerado e na lanterna da chave.
Começo apático e sem bloqueio
O Sada Cruzeiro teve um começo de jogo irreconhecível. Dominante no vôlei brasileiro, principalmente por sua agressividade, o time celeste entrou apático e e como meros espectadores em quadra. Sem ter nada com isso, o Shahdab Yazd jogou com intensidade e uma passagem pesada de Ghafour no saque fez a diferença, forçando Filipe Ferraz a gastar seus dois tempos com o oposto no serviço. Para piorar para os brasileiros, o time iraniano errou menos e bloqueou melhor.
O 25 a 18 do set de abertura teve como principal destaque Ghafour, com seis pontos. O ponteiro Usman também apareceu bem, com três, mesma pontuação de Wallace e Rodriguinho. O Sada Cruzeiro igualou em 1 a 1 com o 25 a 20 por ter melhorado ofensivamente, mesmo ainda abaixo dos iranianos, mas, principalmente, pela evolução no saque e na postura, com mais agressividade nas ações e consistência, reduzindo bastante o número de erros.
Por outro lado, o Shahdab Yazd sentiu o crescimento do Sada Cruzeiro e passou a cometer erros. Os iranianos deram dez pontos de graça, sendo sete em erros de saque, fundamento que tiveram uma grande queda. Ghafour continuou bem na pontuação, com oito, dois a mais que Usman, os únicos que foram bem pelo representante asiático. No time cruzeirense, Wallace contribuiu com cinco acertos e Douglas Souza com quatro.
Bloqueio inoperante
Problema desde o início do jogo, a nulidade do bloqueio do Sada Cruzeiro pesou no revés do terceiro set por 26 a 24. O time brasileiro chegou zerado em tocos na parcial e continuou assim. A inoperância do paredão cruzeirense deixou o time iraniano à vontade em quadra e o setor ofensivo foi decisivo, com quatro pontos a mais: 17 a 13. Usman se destacou com sete acertos e Concepcion fez quatro, assim como Masoud, o outro central. Douglas Souza foi o melhor do clube brasileiro com cinco pontos.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
No momento decisivo, o saque de Ghafour voltou a fazer a diferença. Com 24 a 24 no placar, o atacante destruiu a linha de passe do Sada Cruzeiro. Ele soltou a pancada no saque e Rodriguinho só manteve em jogo. O time brasileiro passou de graça e, no contra-ataque, Concepcion cravou pelo meio. E, após mais um problema na recepção do time brasileiro, o Shahdab Yazd marcou 2 a 1 na partida novamente com o central cubano em bola de velocidade.
O primeiro ponto de bloqueio do Sada Cruzeiro só aconteceu na metade do quarto set. A equipe mineira subiu de produção no ataque, principalmente com Wallace comandando as ações. O paredão iraniano apareceu bem e Rodriguinho levou o toco final, um dos quatro do Shahdab Yazd contra apenas dois dos brasileiros. E o clube celeste errou mais também. Wallace anotou nove pontos, mas não foi suficiente. Usman fez seis e Ghafour marcou cinco, mesma pontuação de Douglas Souza.