O favorito venceu no duelo entre Praia Clube e Lube Civitanova, da Itália. Na segunda rodada do Grupo A do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino de 2024, o time brasileiro perdeu para o italiano no ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/19 e 28/26. Com mais um revés no torneio, a equipe praiana se despede da competição, já que não tem mais chances de se classificar para a fase semifinal. Os donos da casa sofreram bastante com o saque dos europeus.
- São Paulo desiste de candidatar-se à sede do Pan de 2031
- Yaras são convocadas para a terceira etapa do Circuito Mundial
- Copinha: Goleiro brilha e São Paulo bate Flu nos pênaltis
- Paris de Tiago Splitter vence na Euroliga e se figura no top-3
- Arthur Alcorte fica em 32º lugar na Universíade de Inverno
Surpreendido na estreia do Mundial de Clubes pelo Foolad Sirjan, do Irã, o Civitanova mostrou sua força, principalmente no saque, desestabilizando a linha de recepção do Praia. Além dos seis aces, o time italiano dificultou o passe dos ponteiros Maicon e Lucas Loh e do líbero Pedrinho. Os pontos diretos de saque dos europeus foram anotados pelo ponteiro búlgaro Nikolov e o oposto turco Lagumdzija, ambos com dois, e os pontas Bottolo, da Itália, e Poriya, do Irã, os dois com um cada.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Nikolov, inclusive, foi o principal nome do jogo válido pelo Mundial de Clubes em pontuação. Ele liderou em acertos com 16, seguido pelo central italiano Gargiulo, igualmente do Civitanova, e do oposto Franco, do Praia, ambos com 11 pontos. O outro atleta da equipe brasileira que alcançou dois dígitos foi o central Pietro, com dez bolas no chão. Ainda pela segunda rodada do Grupo A, o Foolad Sirjan, do Irã, venceu o Al Ahly, do Egito, por 3 sets a 1, parciais de 19/25, 25/15, 25/21 e 25/19.
Praia sem chances
Após duas rodadas válidas pelo Grupo A do Mundial de Clubes, o Praia Clube não tem mais chances de classificação. Na estreia, na terça-feira (10), o clube de Uberlândia havia perdido para o Al Ahly, do Egito, por 3 sets a 1, parciais de 25/23, 23/25, 25/21 e 27/25. Zerado em pontos, os comandados do técnico Fabiano Magoo estão na quarta posição da chave. O Foolad Sirjan, do Irã, lidera com cinco pontos, um a mais que o Civitanova, segundo colocado. O time egípcio é o terceiro, com três pontos.
Derrota e eliminação
O saque foi extremamente relevante para o Civitanova abrir vantagem diante do Praia. Os italianos foram agressivos no serviço e, além dos dois aces, a recepção complicada dos mandantes proporcionou contra-ataques dos europeus, que foram eficientes em todas as ações ofensivas. Além disso, o clube praiano errou mais, com 8 a 3 em falhas. Nikolov e Gargiulo lideraram em acertos na parcial, ambos com cinco. Eles contaram com ajuda de Lagumdzija, com quatro, mesma pontuação de Franco e Pietro pelo Praia.
Nikolov e seus companheiros continuaram amplamente superiores ao time brasileiro. O clube italiano marcou três pontos a mais que o de Uberlândia em ações ofensivas: 16 a 13. Esse fator acabou sendo determinante para o resultado. Nikolov fez seis pontos e Franco contribuiu com cinco. No último set, o equilíbrio apareceu pela primeira vez e os italianos ganharam apenas pela diferença mínima. E o saque desequilibrou no final, com o iraniano Poriya.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O set mais equilibrado foi o que teve mais erros e os brasileiros falharam mais. Além disso, mais uma vez os italianos foram mais eficientes nos ataques e contra-ataques. Nikolov foi o maior pontuador da parcial, com cinco bolas no chão, seguido de perto por Gargiulo e Lagumdzija, os dois com quatro acertos. Pelo Praia, três jogadores anotaram três pontos: Franco, o ponteiro Maicon e o oposto Rafa.