O Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino de 2024 começa nesta terça-feira (10) com a partida entre Itas Trentino, da Itália, e Shahdab Yazd, do Irã. O jogo que abre competição está marcado para 10h, em Uberlândia, sede do evento, no ginásio Sabiazinho. Um dos jogadores de destaque do vôlei brasileiro faz parte do elenco do clube italiano e mostrará seu talento em solo mineiro. Trata-se do central Flávio, de 31 anos, atleta que participou dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 com a seleção brasileira.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
“Acredito que a gente chega muito bem para esse campeonato. O time tem feito bons jogos na Liga Italiana e na Copa CEV, o torneio continental da Europa que a gente está disputando. A gente ainda oscila durante as partidas, algo que vejo com normalidade porque a gente é uma equipe muito jovem. Mas a gente chega muito forte e focado. A gente conversa bastante e nosso objetivo é ganhar essa competição. A gente não veio para brincar”, afirmou Flávio em entrevista exclusiva ao Olimpíada Todo Dia.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Com cinco títulos, o Trentino é o maior campeão do Mundial de Clubes de vôlei masculino. A equipe italiana conquistou o tetracampeonato de forma consecutiva em 2009, 2010, 2011 e 2012. Mais adiante, o clube de Trento reconquistou o título na edição de 2018. O time do central Flávio chega ao torneio de 2024 com a chancela de favorito por ser o atual detentor do título da Liga dos Campeões da Europa de 2023/24. Um dos principais nomes do elenco atual é o jovem ponteiro canhoto Michieletto.
Flávio analisa adversários
O Trentino está no Grupo B do Mundial de Clubes com Shahdab Yazd, do Irã, rival da estreia, o brasileiro Sada Cruzeiro, tetracampeão do torneio, e o Cuidad Volley, da Argentina, time que tem como destaque o experiente ponteiro Facundo Conte, de 35 anos, medalhista de bronze com sua seleção em Tóquio-2020. Em papo exclusivo com o OTD, o central Flávio analisou os rivais de chave na competição e os oponentes que estão no Grupo A: Civitanova, da Itália, Praia Clube, do Brasil, Al Ahly, do Egito, e Foolad Sirjan, do Irã.
- Sada Cruzeiro vence Praia Clube e volta a liderar Superliga
- Gui Santos faz sua maior pontuação na NBA em vitória do Warriors
- Galo avança e encara o Botafogo-SP na 2ª fase da Copinha
- Sesi Bauru confirma vitória e Goiás surpreende Vôlei Renata
- Corinthians bate Vasco e vence primeira em 2025 no NBB
“O Civitanova é um time que a gente conhece bem. Jogamos contra eles na Liga Italiana. O Sada Cruzeiro vem bastante forte para esse campeonato. É um clube que já venceu bastante o Mundial de Clubes, tem história e ótimos jogadores. O Praia, pelo pouco que tenho acompanhado a Superliga, devido ao fuso horário, estão performando muito bem e estão na quarta posição. É uma equipe com jogadores importantes”, avaliou Flávio, campeão do Mundial de Clubes de 2023 com o Perugia.
Ainda sobre os rivais, Flávio comentou sobre o jogo de estreia. “Os outros times são uma incógnita. O time do Irã, adversário da nossa estreia, tem alguns jogadores conhecidos de nome como, por exemplo, o oposto Ghafour, atacante importante para eles e que a gente deve ter uma atenção grande. Os Italianos não estão muito acostumados com nosso clima e está bem quente em Uberlândia. Mas isso não será nenhum empecilho e não vai tirar nosso foco”, concluiu Flávio.