O clássico entre Osasco São Cristóvão Saúde e Gerdau Minas pela Superliga feminina 2024/25 foi de arrepiar. E o roteiro foi bastante emocionante, com várias reviravoltas e a vitória minastenista chegando no quinto set com diferença mínima após as osasquenses terem a chance de fechar o jogo antes das visitantes. O confronto realizado no ginásio José Liberatti aconteceu nesta sexta-feira (7) e a central Thaisa foi escolhida a craque da partida no 3 sets a 2, parciais de 18/25, 25/19, 25/20, 23/25 e 16/14.
- XV de Jaú x São Paulo – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
- Brasil perde primeiro amistoso contra a Alemanha
- CT Paralímpico será sede do Mundial sub-23 de basquete em CR
- Santo André x Corinthians – Copinha 2025: onde assistir ao vivo
- Marta surpreende em vídeo e renova com o Orlando Pride
Eleita a MVP do duelo, Thaisa fechou a partida com 17 pontos, sendo nove em ataques e sete em bloqueios e um ace. Além dela, destaque em todos os fundamentos, a oposta Kisy brilhou ofensivamente. Ela teve 25 acertos no total e 24 deles em ataques e contra-ataques. As ponteiras Peña, com 16, e Plak, 11, também foram importantes. A oposta Tifanny foi a maior pontuadora do jogo com 34 bolas no chão. A ponta Natália ajudou com 16, a central Valquíria colaborou com 11 e a ponta Maira com mais dez.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Com o resultado positivo, o Minas assume a liderança da Superliga com 24 pontos em dez partidas. Thaisa e suas parcerias de time venceram nove vezes e perderam apenas uma vez na competição. Do outro lado, o Osasco somou um ponto e chegou aos 20, permanecendo na terceira posição. Em nove jogos, o time osasquense ganhou seis e perdeu três. O Dentil/Praia Clube está com os mesmos 24 pontos, mas caiu para vice-liderança por causa dos sets average.
Saque x bloqueio
A agressividade do saque foi fundamental para Osasco abrir 1 a 0 com o 25 a 18 da parcial de abertura. Os dois times pontuaram pouco em ações ofensivas, mas o time osasquense prevaleceu no serviço com quatro aces, sendo dois de Tifanny e dois de Valquíria. As donas da casa chegaram a abrir 6 a 0 com o Minas sofrendo na linha de recepção, principalmente com Plak e Peña. Os erros também pesaram, com o time minastenista errando o dobro: 8 a 4. Kisy falhou bastante e errou seis vezes em ataques.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O Minas igualou o marcador em 1 a 1 com o 25 a 19 e a maior virtude das visitantes no empate foi o bloqueio: 3 a 0. Plak deu dois tocos e Thaisa marcou um. Tifanny continuou sendo a maior arma ofensiva do Osasco e correspondeu. Ela fez sete dos oito em ataques, mas a oposta não contou com tanta ajuda das companheiras. Já pelo Minas, a Gray distribuiu bem para suas atacantes. Desta forma, Kisy, Thaisa e Plak marcaram cinco e Peña contribuiu com quatro.
Virada do Minas e nova igualdade
Thaisa e suas companheiras assumiram a liderança no placar com paredão desequilibrando mais uma vez: 25 a 20. A central e capitã do Minas usou seus braços duas vezes para bloquear as atacantes das donas da casa. O outro toco foi de Gray. Além disso, as visitantes amorteceram mais bolas com o muro do que as mandantes: 4 a 1. Tifanny até tentou carregar o Osasco com dez pontos, porém, o trio Kisy, Thaisa e Peña, todas com cinco, levaram a melhor.
O quarto set foi de muitas defesas e de ambos os lados. Porém, com leve superioridade do Osasco: 25 a 20. Destaques para Camila Brait, com oito, e Natália, seis. Com sistema defensivo funcionando, Tifanny e suas companheiras tiveram mais chances de contra-ataque e foram mais eficientes que as minastenistas nas ações ofensivas: 15 a 12. O Minas bloqueou mais (5 a 2), principalmente com Thaisa, com três tocos, mas não foi o suficiente. Kisy fez sete. Já Maira marcou cinco e Tifanny ajudou com quatro.
Vitória minastenista
O emocionante jogo disputado no José Liberatti foi finalizado apenas no set desempate. Em contra-ataque concluído por Kisy, o Minas abriu 8 a 3 e os times mudaram de lado na quadra. Tudo se encaminhava para o triunfo minastenista até que o Osasco reagiu com passagem pelo saque da oposta Polina. Ela chegou no saque com a desvantagem em 11 a 8. Natália bloqueou Kisy e a distância caiu para dois: 11 a 9. A oposta azeri soltou a pancada e a líbero Kika não conseguiu controlar a recepção: 11 a 10.
A equipe do Minas abriu 12 a 10 e a vitória parecia próxima. Porém, mais uma reviravolta aconteceu. Tifanny marcou em ataque e, em seguida, Kisy mandou um ataque para fora e tudo voltou ao empate: 12 a 12. Tifanny foi acionada mais duas vezes em contra-ataque e Osasco teve seus dois primeiros match points: 14 a 12. Plak recebeu e pontuou: 14 a 13. No lance seguinte, a levantadora Fran sacou e Natália falhou no passe. No contra-ataque, a oposta Amanda marcou: 14 a 14 na inversão do 5-1.
Os erros acabaram sendo determinantes para o Minas conseguir mais uma reviravolta. Fran sacou bem de novo e Brait e Natália se atrapalharam no passe. Apesar disso, o Osasco teve a chance ofensivas, mas Valquíria atacou para fora: 15 a 14. E o clube minastenista deu números finais ao embate quando Tifanny tentou explorar o bloqueio e jogou bem longe da quadra: 16 a 14. O técnico Nicola Negro e suas atletas fizeram a festa em pleno ginásio José Liberatti.