O Flor de Ypê/Paulistano/Barueri passou por apuros nesta sexta-feira (6), mas acabou vencendo o Abel Moda pela Superliga feminina 2024/25. O time de Brusque se superou em quadra e esteve perto de conquistar sua primeira vitória na competição, mas sofreu revés de virada como visitante. O jogo aconteceu no ginásio Sportville, em Barueri, e as donas da casa ganharam por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 31/29, 22/25, 25/21 e 15/7. Apesar do placar adverso, a equipe catarinense saiu doo zero ao somar seu primeiro ponto no campeonato.
- Bia Haddad é finalista nas duplas do WTA 500 de Adelaide
- Thiago Monteiro fura quali e Brasil terá quatro na chave principal
- Dominante, João Fonseca chega à chave principal do AusOpen
- Minas e Suzano ganham na abertura do returno da Superliga
- Zumbi vira sobre o Flamengo e avança de fase na Copinha
A oposta Jheovana ganhou o troféu VivaVôlei como melhor jogadora da partida. A jovem atacante do Paulistano/Barueri, de 23 anos, finalizou sua participação no jogo como a maior pontuadora: 29 pontos. Ela colocou 22 bolas no chão em ações ofensivas, cinco em bloqueios e mais duas em aces. A central Lanna apareceu logo em seguida com 22. Ainda no time mandante, as ponteiras Sabrina Groth, com 13, e Luiza Vicente, 11, também se destacaram.
Do lado derrotado, o Abel Moda teve como principais nomes a ponteira Mari Blum, com 19, líder em acertos, e oposta Júlia, com 18. Além delas, as centrais Leticya e Natasha foram bem na partida, com a primeira ajudando com 17 pontos e a segunda com 12. Os dois times disputaram nove partidas na Superliga. O Paulistano/Barueri está em 10º lugar, com sete pontos. Já o time de Brusque ocupa a 12ª e última posição com apenas um ponto.
Abel Moda em vantagem
Diante do favorito Paulistano/Barueri, o Abel Moda começou bem e ganhou a primeira parcial por 25 a 22 por causa do setor ofensivo e dos saques. Leticya brilhou com três aces e outros serviços que dificultaram a recepção das mandantes. Já nos ataques e contra-ataques o principal nome foi Júlia, com sete pontos, sendo todos eles atacando. Além de ser efetivo na virada de bola, o time de Brusque também foi superior nos contra-ataques.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Jheovana cresceu de produção e, com isso, o Paulistano/Barueri pontuou mais no ataque do que no set anterior. Mas não foi esse o fundamento crucial, já que o Abel Moda igualou o rival no número de acertos desta forma: 15 a 15. A partida foi bastante equilibrada e as mandantes ganharam por 31 a 29 por mostrarem pequena superioridade em bloqueios e saques. A levantadora Lyara fez uma distribuição homogênea, com Jheovana com seis e Lanna, Sabrina Groth e Luiza Vicente com quatro.
A evolução ofensiva das donas da casa prosseguiu, assim como o bom desempenho no bloqueio. As comandadas do técnico Wagão pontuaram mais que as atletas dirigidas por Maurício Thomas dessas duas maneiras, no entanto, o Paulistano/Barueri errou bem mais. Sólido em quadra, o Abel Moda deu apenas um ponto de graça. Já as mandantes falharam oito vezes, sendo quatro em saques e dois em ataques. Jheovana liderou em acertos com sete, seguida de perto por Mari Blum, cinco, e Júlia, quatro.
Paulistano/Barueri vira e vence em cinco sets
Com um ponto já garantido, o Abel Moda saiu do zero e se aproximava da vitória. Confiante, o time de Brusque defendeu bastante no quarto set e pontuou mais que o Paulistano/Barueri em ataques e contra-ataques. No entanto, no decorrer do set, as atacantes do time visitante perderam um pouco a lucidez ofensiva e sofreram com o bloqueio das mandantes. Foram nove tocos das comandadas de Wagão contra apenas um. A central Milena se destacou com quatro paredões. Mari Blum, com três, e Vitória Parise, com dois, sofreram com o bloqueio das donas da casa.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Jheovana foi decisiva para o triunfo do Paulistano/Barueri na quinta parcial. Ela pontuou em todos os fundamentos, sendo quatro em ataques, e um em bloqueio e ace. A oposta fez seis dos 15 e, sozinha, marcou quase a totalidade do Abel Moda: sete. As centrais também foram importantes, com Milena marcando em dois tocos (4 a 2) e Lanna sendo a responsável pelo outro ace: 2 a 0. Além disso, as atletas dirigidas por Wagão não erraram e ainda receberam três pontos de graça das visitantes.