Kisy e Thaisa foram fundamentais na vitória do Gerdau Minas, de virada, diante do Fluminense pela Superliga feminina 2024/25, no ginásio da Hebraica, no Rio de Janeiro. A oposta canhota foi a bola de segurança da levantadora Jenna Gray nos momentos decisivos e correspondeu na maioria das vezes. Já a central bicampeã olímpica recolocou o clube minastenista no jogo quando o triunfo se encaminhava para o Tricolor. Com as duas assumindo a responsabilidade, o Minas venceu em cinco sets, parciais de 21/25, 25/23, 18/25, 25/23 e 15/10.
- Curry volta a brilhar e Warriors atropelam 76ers na NBA
- João Fonseca passa fácil por britânico e é finalista em Camberra
- Osasco e Flu punidos por ‘lançamento de objetos’ da torcida
- Marcus Tatá elogia jogadores do Brasil: ‘safra muito boa’
- Botafogo estreia com vitória sobre o Fast Clube na Copinha
A maior pontuadora do confronto foi Kisy, com 33 acertos. Ela recebeu 59 bolas e colocou 31 no chão, com os outros dois pontos sendo um de saque e o outro de bloqueio. A oposto foi escolhida a craque da partida e ficou com o troféu VivaVôlei. Thaisa anotou só dez pontos, mas sua presença, liderança e experiência foram determinantes. A ponteira Peña foi a segunda em pontos pelo Minas, com 13. No Fluminense, a oposta canhota Ariane anotou 29 acertos, atrás apenas de Kisy. A ponteira Amanda fechou o jogo com a segunda do Flu, com 11.
Situação na Superliga
O Minas é o novo vice-líder da Superliga. O resultado positivo fez a equipe minastenista chegar aos 19 pontos, superando o Osasco São Cristóvão Saúde, que tem 18 e agora é o terceiro colocado. Nicola Negro e suas comandadas conquistaram a sétima vitória em oito partidas jogadas, uma a mais que o time osasquense. O Fluminense somou um ponto e chegou aos 11, mas segue na 6ª posição, com três vitórias e quatro derrotas.
Kisy e suas companheiras voltam a atuar pela Superliga na próxima terça-feira (3/12), em casa, na Arena UniBH, diante do Sesi Vôlei Bauru, às 18h30. Já o Fluminense entra em quadra novamente pela competição nacional na quarta-feira (4/12) contra o Batavo Mackenzie, às 18h, em Belo Horizonte.
Detalhes da partida
O bloqueio do Fluminense começou com tudo na partida diante do Minas pela Superliga. O Tricolor das Laranjeiras ganhou a primeira parcial por 25 a 21 com seis pontos em tocos, sendo dois de Lara e Pri Heldes e um de Amanda e Ariane. O Minas, por outro lado, não fez nenhum ponto neste fundamento. Ariane foi a melhor do time da casa no set inicial, com seis pontos. Porém, a jogadora que mais se destacou na parcial foi Kisy. A oposta do clube minastenista marcou dez pontos, todos em ataque. Peña deu prejuízo ao Minas. Ela perdeu a lucidez no ataque e foi bloqueada cinco vezes
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Inspirada, Kisy seguiu carregando o Minas nas costas e foi determinante para o empate no jogo em 1 a 1 e o triunfo na parcial por 25 a 23. Assim como no set anterior, a oposta canhota da equipe minastenista marcou incríveis dez pontos. A atacante marcou todos eles em ações ofensivas, fazendo mais da metade dos acertos do time neste fundamento. E as atletas dirigidas pelo técnico italiano Nicola Negro ganharam por apresentarem desempenho ofensivo bem superior ao Fluminense: 18 a 11. O alto aproveitamento nos ataques também aconteceu pela estabilidade mineira na recepção.
Flu de novo em vantagem
O terceiro set do Minas foi de bastante irregularidade na recepção. Nicola Negro tentou lidar com o problema desde o primeiro set, com melhora no segundo e nova queda no terceiro. Ele trocou a linha toda, com entradas das reservas Larissa Fortes (líbero), Glayce (ponteira) e Pri Daroit (ponteira), já que as titulares Kika (líbero), Plak (ponteira) e Peña (ponteira) não estavam consistentes. Com os passes ruins, o time mineiro entrou algumas bolas de graça e o Fluminense soube aproveitar os contra-ataques.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
As comandadas do técnico Guilherme Schimitz foram amplamente superiores atacando: 14 a 8. Após a dobradinha de Kisy com dez pontos em dois sets, Ariane não quis ficar para trás e colocou dez bolas no chão favoráveis ao Fluminense na terceira parcial, sendo oito em ataques e dois em bloqueios. O paredão também foi importante, com Lara dando dois tocos assim como a oposta. Plak foi quem mais perdeu a lucidez ofensiva e recebeu dois bloqueios.
Thaisa recoloca Minas no jogo
A partida se encaminhava para vitória do Fluminense no quarto set. O Tricolor das Laranjeiras liderava por 19 a 17 quando Thaisa foi para o saque. Na primeira ação, o Minas fez duas defesas e Peña colocou no chão em contra-ataque. No lance seguinte, a central bicampeã olímpica forçou de novo no serviço e a líbero Lelê devolveu de graça na recepção. No contra-ataque, Pri Daroit empatou em 19 a 19. Em terceiro saque seguido de Thaisa, o Flu teve o ataque, mas Ariane foi bloqueada por Daroit: virada do Minas.
Thaisa foi de novo para o saque e fez um ace em cima de Amanda, abrindo dois para o Minas: 21 a 19. E ela seguiu no serviço e o clube minastenista fez 22 a 19 em toco da central Kelly. O último ponto com Thaisa sacando foi em contra-ataque de Pri Daroit: 23 a 19. O Fluminense tentou a reação e Lara fez um ace em cima da líbero Larissa Fortes, diminuindo a diferença: 23 a 22. Mas Kisy foi lá e decidiu para as visitantes com dois acertos ofensivos: 25 a 23.
Kisy decisiva
O jogo chegou ao quinto set por causa de Kisy e Thaisa. E, na parcial de desempate, a oposta mostrou que estava inspirada e virou as principais bolas. O embate esteve equilibrado até o placar registrar 5 a 5. Pri Daroit foi para o saque e Kisy colocou no chão em contra-ataque após defesa de Peña: 6 a 5. No lance seguinte, a ponteira Vanessa Janke atacou para fora: 7 a 5. Na jogada posterior, o Minas fez sua defesa trabalhar bem de novo e Peña cravou no chão do Tricolor em contra-ataque: 8 a 5.
O Fluminense chegou a se aproximar no placar, mas Kisy bloqueou Ariane: 11 a 8. E coube a ela finalizar o confronto. Amanda efetuou um bom saque e dificultou o passe de Peña. Com a recepção não tão boa, Gray não pensou duas vezes e acionou a atacante canhota. Kisy foi confiante para a bola e desceu a pancada na diagonal. Amanda chegou a defender, mas o Flu cometeu a infração porque a bola passou para o lado do Minas por dentro das antenas. Fim de jogo e 15 a 10 para o Minas no quinto set.