8 5
Siga o OTD

Vôlei

Osasco vence Abel Moda em duelo de técnicos campeões na base

Vitória fácil do Osasco, de Luizomar, por 3 sets a 0, contra o Abel Moda, de Maurício Thomas. O dois técnicos foram vitoriosos nas seleções brasileiras de base e formaram algumas medalhistas olímpicas

Osasco Superliga
Polina Rahimova liderou Osasco na vitória diante de Brusque (Foto: @osascovoleibolclbe - @carol__fotografia)

O esperado aconteceu no confronto entre Osasco São Cristóvão Saúde e Abel Moda pela Superliga feminina 2024/25. Nesta terça-feira (26), os dois times finalizaram a 6ª rodada da competição nacional no ginásio José Liberatti e a ampla superioridade das osasquenses se confirmou. Vitória fácil das donas da casa, por 3 sets a 0, parciais de 25/18, 25/15 e 25/20. O duelo marcou o encontro de dois técnicos vitoriosos nas seleções brasileiras de base. Luizomar de Moura e Maurício Thomas foram os profissionais responsáveis pela formação de algumas medalhistas em Jogos Olímpicos pelo Brasil.

A oposta Polina Rahimova foi a maior pontuadora da partida, com 19 acertos. A jogadora do Azerbaijão foi o principal nome de ataque da partida em que foi titular. Ela apresentou um desempenho ofensivo bastante relevante, com 14 pontos e 55% de eficiência. A líbero Sophia Dantas foi escolhida a melhor jogadora da partida e ganhou o troféu VivaVôlei. Pelo lado do Abel Moda, as ponteiras Mari Blum, com 11 pontos, e Vitória Parise, com dez, foram os destaques.

Profissionais de excelência

No Campeonato Mundial Júnior de 2007, categoria Sub-20, o Brasil foi campeão com Luizomar como técnico e Maurício Thomas como assistente dele. Naquele time estavam as campeãs olímpicas Natália e Tandara. Além delas, a medalhista de prata Camila Brait. No total, Maurício Thomas é tricampeão mundial na base e Luizomar soma quatro conquistas. Treinador do Osasco há quase 20 anos, Luizomar tem no seu elenco atual duas de suas pupilas: Natália e Brait.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

No duelo desta terça pela Superliga, Luizomar não pode contar com Brait, poupada com desconforto no punho esquerdo, mas Natália esteve em quadra como capitã, assumindo o posto da líbero preservada. Além da defensora, o Osasco não contou com a levantadora Giovana, liberada da partida com problemas pessoais. Mesmo sem ambas, o time osasquense não tomou conhecimento da equipe de Brusque e assumiu a vice-liderança da competição com 18 pontos, quatro a menos que o líder Dentil/Praia Clube.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPIADA TODO DIA NO WHATSAPP

O time de Uberlândia lidera a Superliga com 22 pontos em oito jogos. Portanto, Osasco pode reduzir a diferença quando igualar o número de partidas, já que fez apenas sua sétima na competição. Do outro lado, o Abel Moda continua zerado em pontos e em sets ganhos e na última posição após sete jogos. Luizomar e suas atletas voltam a jogar pela Superliga na próxima terça-feira (3/12), fora de casa, diante do Praia, às 21h30. Já o Brusque visita o Flor de Ypê/Paulistano/Barueri, na sexta-feira (5/12), às 18h30.

Todas em quadra

Osasco iniciou o jogo com Kenya de levantadora, Polina como oposta, Natália e Maira nas pontas, Callie e Valquíria formando dupla de centrais e Sophia Dantas de líbero. A atacante europeia brilhou na primeira parcial com sete pontos, sendo seis ofensivos, fundamento decisivo para o êxito do Osasco. O time da casa anotou 15 pontos em ações ofensivas contra apenas dez do Abel Moda. Pela equipe visitante, o principal nome foi a experiente ponteira Mari Blum, com cinco bolas no chão.

Polina continuou sendo fator diferencial para Osasco no segundo set. Ela colocou mais oito bolas no chão, sendo cinco atacando, dois em aces e um bloqueando. No aspecto coletivo, o bloqueio foi determinante, com liderança de 5 a 0. O saque também foi crucial com 3 a 1 em pontos diretos. Nesta parcial, Luziomar iniciou as alterações e a central Larissa Besen e a ponteira Nelmaira Valdez entraram e contribuíram com um paredão cada

No terceiro set, Osasco entrou em quadra com suas reservas. Além de Kenya, que substituiu Giovana, o treinador colocou em quadra as ponteiras Valdez, Mayara Barcelos, a oposta Tifanny, as centrais Larissa Besen e Geovana e a defensora Sophia Dantas. Durante o set ainda entraram a levantadora Maria Clara e a ponteira Amanda. Bastante modificado, o time osasquense sofreu mais, porém, conseguiu concluir a partida em 3 a 0 com Polina e Geovana liderando em acertos no set com quatro.

Mais em Vôlei