8 5
Siga o OTD

Vôlei

Em meio à crise no THY, trio brazuca brilha na Copa CEV

Júlia Bergamann, Roberta e Diana se destacaram na vitória que classificou a equipe turca para as oitavas de final da competição

Brasileiras em quadra no THY, pela Copa CEV
Foto: Divulgação/CEV

O THY, da Turquia, passa por um momento de turbulento fora das quadras. A equipe turca que tem as brasileiras Roberta, Diana e Júlia Bergmann no elenco vive uma crise nos vestiários nos últimos meses. Nesse contexto, o clube entrou em ação nesta quarta-feira (13) pela Copa CEV feminina e venceu o Herceg Novi, de Montenegro, por 3 sets a 0 (25/14, 25/15 e 25/16) com as o trio brazuca brilhando. Confira a performance de outros brasileiros na Europa.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

A crise que passa o THY tem como protagonista a turca Neriman Özsoy. De acordo com Gustago Aguiar, do To Fly, ex-jogadora do Gerdau Minas foi alvo de um motim promovido pelo elenco do THY. Um grupo de atletas se reuniu com parte da diretoria do clube e pediu o afastamento de Özsoy. O caso aconteceu sem conhecimento do Zé Roberto Guimarães, na época técnico, que não acatou a exigência e se demitiu do cargo por isso.

Além disso, ainda segundo apuração de Gustavo Aguiar, a brasileira Júlia Bergmann também teria sofrido um movimento semelhante na temporada passada. No entanto, o pedido de afastamento não foi acatado pela diretoria do THY.

Nas oitavas de final

Agora sob o comando turco Mehmet Kamil Soz, o THY se classificou para as oitavas de final da Copa CEV feminina, torneio de divisão inferior à Champions League de vôlei da Europa. Assim como no jogo de ida diante do Herceg Novi, o time turco voltou a vencer por 3 a 0 e vai Bekescsabai, da Hungria, na próxima fase da competição.

Júlia Bergamann terminou a partida como a maior pontuadora em quadra. Em três sets, a ponteira brasileira marcou 16 pontos, sendo 3 deles de saque e uma positividade de 57% na recepção. A central Diana Duarte também teve papel importante na vitória com 8 pontos marcados. Além de fazer o time ter alta eficiência no ataque, a levantadora Roberta Ratzke ainda deixou 2 pontos na quadra adversária.

Outros brazucas na Europa

Na versão masculina da Copa CEV, o Trentino venceu o primeiro jogo em busca de uma vaga nas oitavas de final da competição. A equipe do brasileiro Flávio Gualberto bateu o Arcada Galati, da Grécia, por 3 a 1 (25/18, 22/25, 25/16 e 25/22). O central brazuca marcou 7 pontos no confronto, sendo 4 deles de bloqueio.

Na Champions League de vôlei feminino, as equipes de Carol e Ana Cristina seguem com 100% de aproveitamento. Na Alemanha, o Scandicci contou com 9 pontos da central brasileira para vencer o Stuttgart por 3 a 0 (25/17, 25/22 e 25/21) e seguir na liderança isolada do grupo E. Já na Hungria, o Fenerbahce não contou com a ponteira e venceu o Vasas Obuda, que tem a levantadora Carol Leite, por 3 a 1 (25/13, 25/15, 24/26 e 25/21). O time turco está na ponta do grupo D.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Vôlei