Em seu quarto jogo na Superliga feminina 2024/25, o segundo como visitante, o Brasília Vôlei conquistou nesta sexta-feira (8) sua primeira vitória, somando os primeiros pontos no campeonato. Após três derrotas, o time brasiliense venceu o Batavo/Mackenzie, de virada, por 3 sets a 1, parciais de 16/25, 25/13, 25/21 e 25/21, em Belo Horizonte. Com 19 pontos, a oposta Ana Medina liderou o confronto em acertos e foi eleita a melhor em quadra, conquistando o troféu VivaVôlei.
- Victoria Barros se despede do Australian Open Juvenil nas oitavas
- Ryan Francisco cava 2 vezes e põe São Paulo na final da Copinha
- Sesi Bauru derrota Fluminense em confronto pelo G4 da Superliga
- Sesi Franca domina e vence São Paulo no Pedrocão
- Praia Clube passa fácil pelo Maringá na Superliga Feminina
A equipe candanga chegou aos três pontos na Superliga, deixando a 11ª posição e saltando para a 9ª, superando Flor de Ypê/Paulistano Barueri, que ainda não pontuou e aparece em 11º lugar, e o Pinheiros, que está com dois pontos, em 10º. Já o Mackenzie continua na 7ª colocação, com quatro pontos. Antes desse triunfo, as comandadas de Spencer Lee perderam em casa na estreia para o Sesc Flamengo e, na sequência, pela ordem, para Praia, como visitante, e Minas, como mandante.
Antes da derrota para o Brasília, o Mackenzie havia perdido do Gerdau Minas, em casa, e do Dentil/Praia Clube, fora de casa. As comandadas do técnico Gabriel Leite só venceram o Abel Moda na Superliga. Na quinta rodada da principal competição nacional, o Mackenzie visita o Unilife Maringá, na quarta-feira (13), às 21h30, no ginásio Chico Neto. Já o Brasília recebe o Abel Moda, na sexta-feira (15), às 19h30, no Sesi Taguatinga..
Empate em sets tranquilos
Mackenzie começou sacando muito bem, com sequência e ace de Fabíola e ponto direto de saque da ponteira Carla: 7 a 2. Após nova rotação, Carla foi ao saque de novo e marcou mais um ace: 14 a 10. Daí em diante o domínio só cresceu e foi visto também nos demais fundamentos. As mandantes seguiram dificultando o passe do Brasília e aproveitando com mais eficiência os contra-ataques, principalmente com as ponteiras Carla e Gabiru e a central Saraelen, que se destacou no bloqueio também.
E Fabíola, vencendo disputa na rede, fechou em 25 a 16. Carla liderou a pontuação da primeira parcial, com cinco acertos. Ela foi seguida de perto por Saraelen e Gabiru, ambas com quatro. Já no Brasília, a oposta Ana Medina marcou três pontos. Com mais energia em quadra, o Brasília regressou com outra postura e abriu 5 a 1 no segundo set com boas ações de bloqueio, duas vezes com a central Lívia e mais uma com Ana Medina.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A vantagem do segundo set aumentou para sete pontos em erro de ataque de Gabiru: 13 a 6. Com bloqueio de Naiara Félix, o Brasília fez 19 a 11. O paredão fez a diferença para o time de Spencer Lee com cinco pontos contra nenhum do rival. E a parcial se encerrou com ace de Ana Medina após falha de Carla na recepção: 25 a 13. Além do bloqueio, o Brasília foi melhor nas ações ofensivas (10 a 5). Ana Medina foi decisiva na parcial com seis pontos anotados, sendo quatro em ataques e contra-ataques
Ana Medina e Milena decisivas na virada
Se aproveitando dos erros do Brasília, o Mackenzie fez 4 a 0 no terceiro set, com três pontos dados de graça. Porém, as visitantes igualaram em 4 a 4 com bons contra-ataques e falhas do rival. Carla cometeu erro de ataque e as brasilienses abriram 9 a 6. O paredão de Lívia apareceu em cima da oposta Duda e a diferença aumentou para quatro: 13 a 9. Em ação de contra-ataque, a levantadora Marina acionou Lívia na china e as brasilienses fizeram 21 a 17.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Com 23 a 18 na dianteira, o Brasília sofreu três aces seguidos de Carla, reduzindo a distância para dois pontos: 23 a 21. No entanto, no lance seguinte, a ponteira do Mackenzie sacou para fora e as brasilienses chegaram ao set point. E a parcial acabou com outro erro das donas da casa, desta vez, em ataque da central Lia: 25 a 21. Com seis pontos a mais em ações de ataque, as atletas dirigidas por Spencer Lee viraram o jogo, com destaque de novo para Ana Medina e para Lívia, ambas com quatro acertos.
Com ace da ponteira Milena, que entrou e mudou o astral e a qualidade de jogo do Brasília, as visitantes fizeram 4 a 2. Porém, o Mackenzie conseguiu virar e construir dois de vantagem em bloqueio de Lia em Ana Medina: 7 a 5. Na fase final do set, Milena aproveitou contra-ataque e fez 19 a 16. Em seguida, Gabiru atacou para fora e a distância cresceu: 20 a 16. E, com bloqueio da levantadora Marina, o Brasília fechou em 25 a 21. Milena fez a diferença no set que deu a vitória às brasilienses com nove pontos.