Detentor do título da edição de 2023/24, o Sesi Bauru debutou com vitória na Superliga 2024/25. Nesta quarta-feira (23), o oposto Darlan e seus companheiros ganharam em casa, na Arena Paulo Skaf, do Neurologia Ativa, de Goiás. O camisa 18, principal atacante da equipe bauruense, foi o destaque ofensivo dos vitoriosos da noite. Os mandantes marcaram 3 sets a 0, parciais de 25/20, 28/26 e 25/21. O técnico Anderson Rodrigues e seus comandados venceram o Vôlei Renata na final da temporada passada.
- Invicto, Brasil decide título do Pan-Am contra a Colômbia
- Ramon Batagello vence revanche e está na final do Open
- Virada contra o Flu mantém Praia Clube invicto na Superliga
- Rebecca/Ágatha e Arthur/Adrielson são campeões no Rio
- Anja Köhler conquista 7º lugar no lead do Pan de Santiago
O Sesi Bauru confirmou em quadra seu favoritismo diante do oponente que disputa a elite da Superliga pela primeira vez na história. Darlan foi o maior pontuador do jogo, com 21 acertos. Ele anotou 17 em ações ofensivas, três em saques diretos e um de bloqueio. Além dele, o ponteiro Lukas Bergmann também foi importante e terminou a partida sendo eleito o melhor em quadra. Ele ganhou o Troféu VivaVôlei completando o embate com dez pontos. Do outro lado, o ponteiro Renan Purificação colocou 12 bolas no chão e liderou o Neurologia Ativa na pontuação.
Erros e contra-ataques
O excesso de erros do Neurologia Ativa e a eficiência em contra-ataques do Sesi Bauru foram os diferenciais do primeiro set. A parcial esteve equilibrada até o placar registrar 10 a 10, com os donos da casa sem precisarem se esforçar tanto para pontuar. O time goiano, dirigido pelo técnico Pedro Moska, cometeu muitos erros, principalmente no saque. Quando os bauruenses lideravam por 14 a 12, oito desses pontos, mais da metade, foram dados de graça pelos visitantes.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
A diferença subiu de dois para três em mais uma ação certeira de contra-ataque, com o levantador Bender acionando o central Thiery: 16 a 13. Darlan já vinha atuando bem, porém, na reta final, cresceu ainda mais e recebeu a maioria das bolas nos contra-ataques, colocando no chão boa parte delas. Ele marcou o 24º ponto depois de boa defesa do Sesi Bauru e ataque fulminante do camisa 18. O acerto definitivo da parcial foi de Lukas Bergmann, explorando o bloqueio: 25 a 20.
Darlan como diferencial
O Neurologia Ativa começou melhor no segundo set. Isso aconteceu pelo crescimento no saque. O central Lucas Fonseca foi para o serviço e marcou um ace: 3 a 0. Aos poucos, o Sesi Bauru subiu de produção igualou tudo em 8 a 8 com Darlan em contra-ataque. Porém, assim como no início do set, Lucas Fonseca fez mais um ponto direto de saque. O líbero Pureza tentou o passe, mas não conseguiu. Os bauruenses voltaram a construir vantagem de três pontos em bloqueio de Lukas Bergmann: 20 a 17.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Neurologia Ativa não se abalou e empatou de novo com ace do oposto Alemão: 22 a 22. As duas equipes continuaram trocando pontos até o contra-ataque do Sesi Bauru aparecer para finalizar a parcial. Lukas Bergmann recebeu de Bender e colocou no chão pela entrada de rede: 27 a 26. Em seguida, Darlan foi acionado pelo levantador em ação de contra-ataque e fechou em 28 a 26. Além de Darlan, os mandantes venceram com a melhor de Lukas Bergmann e o desempenho superior ofensivamente.
No terceiro set o saque do Sesi Bauru, enfim, apareceu. Lukas Bergmann fez o primeiro ace do time: 3 a 1. Mais adiante, foi a vez de Darlan pontuar com o serviço: 14 a 10. O Neurologia Ativa reagiu após alguns erros ofensivos do time bauruense. E, em ataque para fora de Darlan, a diferença caiu para um ponto: 19 a 18. Alemão anotou um ace e empatou em 20 a 20, com 13 desses pontos em erros dos mandantes. Na fase final, Darlan fez dois aces seguidos: 23 a 21 e 24 a 21. E o jogo acabou com bloqueio do central Barreto: 25 a 21.