A edição de 2024 do Campeonato Mundial de Clubes de vôlei masculino será no Brasil. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou nesta sexta-feira (18) que a competição ocorrerá em território nacional pela nona vez. O evento deste ano será o 19º na história neste naipe e os dois times mais vitoriosos estarão presentes em Uberlândia. Trentino, da Itália, pentacampeão, e o Sada Cruzeiro, com quatro conquistas, disputarão o torneio. O outro brasileiro garantido é o Praia Clube, que participa como representante da cidade-sede. Os jogos acontecerão na Arena Sabiazinho, de 10 a 15 de dezembro.
- Bruna de Paula marca 5 gols em vitória apertada do Györi
- Marcus D’Almeida é eliminado nas quartas do Torneio de Nimes
- Brasileiras empatam com Atlético de Madrid na Liga Espanhola
- Isabella Springer estreia no slalom gigante na Universíade
- Carol Meligeni atropela italiana e vai à final do ITF de Buenos Aires
Oito clubes no Mundial
O projeto mais vitorioso do vôlei brasileiro no naipe masculino buscará em dezembro deste ano o pentacampeonato do Mundial de Clubes. O Sada Cruzeiro levantou a taça nas edições de 2013, 2015, 2016 e 2021, todas realizadas no Brasil. Todos esses eventos também aconteceram em Minas Gerais, na cidade de Betim, com Belo Horizonte organizando em parceria no terceiro dos cinco títulos da equipe celeste. Além das conquistas, o time do oposto Wallace soma dois vice-campeonatos.
Além dos anos de conquista do Cruzeiro, o Mundial de Clubes masculino foi realizado no Brasil mais quatro vezes, com três títulos indo para a Itália e um para a Rússia. Em 1991, na cidade de São Paulo, o italiano Ravenna ficou com a taça. Na edição de 2014, em Belo Horizonte, o russo Belogore Belgorod foi o vencedor. Mais recentemente, em 2019, no município de Betim, o troféu acabou com o Lube Civitanova, igualmente da Itália. Por fim, em 2022, também em Betim, o Perugia conquistou o ouro.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Além de vencer em 2022, o Perugia é o atual campeão. O time italiano derrotou o Itambé Minas na decisão do Mundial de Clubes de 2023. Com cinco títulos, o Trentino levantou a taça nas edições de 2009, 2010, 2011, 2012 e 2018. Os oito clubes confirmados serão: Sada Cruzeiro (BRA), Praia Clube (BRA), Ciudad Voley (ARG), Trentino (ITA), Lube Civitanova (ITA), Foolad Sirjan Iranian (IRA), Shahdab Yazd (IRA) e Al Ahly SC (EGI).
Praia como anfitrião
O Campeonato Mundial de Clubes masculino de 2024 terá a realização da Federação Mineira de Voleibol (FMV), por meio de projeto inscrito na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O patrocínio master fica a cargo do Governo de Minas, por meio da Cemig. O Praia Clube organizará o evento e tem experiência nisso. Por dois anos seguidos, o clube de Uberlândia organizou etapas do Mundial de Vôlei de Praia (Beach Pro Tour – Elite 16), bem como duas etapas do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Para completar, o Praia também organizou o Campeonato Sul-Americano de Clubes feminino de 2023. Guto Braga, presidente da agremiação, ressaltou que o Mundial é mais um reflexo da excelência na condução do esporte. “O Praia Clube tornou-se referência mundial não só na formação de atletas e na criação de equipes vitoriosas em várias modalidades de alto rendimento, mas também na organização de grandes eventos. Isso é excelente para o clube, para a cidade e para todo o país”, destacou.
Esta será a primeira vez que o time Praia Clube/Uberlândia Vôlei disputará o Mundial. Em quatro anos de projeto, a equipe vai para a sua terceira temporada seguida na Superliga A e já alcançou o terceiro lugar no Sul-Americano de 2023. Alguns dos destaques do elenco treinado por Fabiano Ribeiro, o Magoo, são o oposto Franco, maior pontuador da Superliga nas temporadas 2021/22 e 2022/23, bem como o ponteiro Maicon, com altura de 2,15m.