Atual vice-campeão da Superliga, o Dentil/Praia Clube estreou nesta quarta-feira (16) na edição de 2024/25. No primeiro jogo do campeonato, o time de Uberlândia venceu o Batavo/Mackenzie, por 3 sets a 0 (25/22, 25/21 e 25/23). O duelo mineiro foi realizado no ginásio UTC e três novatas estiveram inspiradas. Com 16 pontos, a ponteira estadunidense Payton Caffrey foi a maior pontuadora do jogo. Atuando como oposta, Maiara Basso marcou 13. E a levantadora Macris foi eleita a melhor em quadra, ganhando o troféu VivaVôlei.
- Surfe brasileiro segue se consolidando como protagonista mundial
- Brasileiros brilham na rodada da Liga do Japão
- Flamengo perde em casa para 11º colocado e se distancia de líder
- Laura Pigossi é eliminada na estreia do quali em Auckland
- Minas conquista a 16ª vitória na abertura do 2º turno do NBB
As três atletas jogaram pela primeira com a camisa do Praia na Superliga e chegaram como reforços para a temporada 2024/25. Com elas no elenco, o clube já foi vice-campeão da Supercopa do Brasil e do Campeonato Mineiro. Quem também fez bom jogo foi a ponteira russa Sofya Kuznetsova, que deixou a quadra com 12 pontos. Pelo lado do Mackenzie, que retorna à elite do vôlei brasileiro após 12 anos, o principal destaque foi a ponta Gabiru, com 14 acertos.
Caffrey decisiva
O jogo começou com as duas equipes trocando pontos. O Praia abriu dois pontos de vantagem pela primeira vez quando Caffrey marcou em contra-ataque: 11 a 9. A ponteira estadunidense já dava demonstrações que seria um nome importante para o time de Uberlândia na partida. Além disso, no primeiro set o Mackenzie cometeu muitos erros. Com falha de ataque da central Giulia, o time de Uberlândia fez 13 a 10. Em seguida, com duas ações ofensivas de Caffrey abriu cinco: 15 a 10.
O Mackenzie conseguiu reagir e igualar em 20 a 20 com boas ações de Gabiru e Giulia. O empate aconteceu com ace da central Aline entre a líbero Natinha e Maiara Basso. Pressionado, o Praia retomou a dianteira com Caffrey colocando mais uma bola no chão: 21 a 20. Em seguida, ela marcou mais um ponto em bola de xeque: 23 a 21. Duas outras novatas foram as responsáveis pelo fim da parcial. Macris acionou a central Carol Gattaz na jogada china e a atacante decretou o 25 a 22.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A equipe do Praia seguiu embalada e, melhor em quadra, anotou 10 a 7 em bloqueio da central Adenízia. Na sequência, Kuznetsova pontuou em contra-ataque: 11 a 7. Além dos erros, o Mackenzie sofria bastante com a dificuldade de colocar bolas no chão em ações ofensivas. Na liderança no marcador, o time comandado pelo técnico Marcos Miranda, que também estreava orientando suas jogadoras, administrou bem a dianteira e fechou em 25 a 21 em contra-ataque de Maiara Basso.
Praia relaxa, mas vence
Com 2 a 0 de vantagem, o Praia iniciou o terceiro set com dificuldades. Isso aconteceu pela queda de agressividade da equipe, principalmente no ataque. Por esse motivo, o Mackenzie se aproveitou a abriu quatro: 8 a 4. Quem também apareceu bem nesse momento foi a oposta Duda, ex-Osasco. Ela entrou no lugar de Kimberly e fortaleceu as visitantes ofensivamente. Porém, no decorrer da parcial, o time de Uberlândia retomou o bom desempenho e empatou em 14 a 14 com ace de Maiara Basso.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
O Mackenzie vencia por 19 a 18 quando Caffrey voltou a aparecer de forma determinante. Após boa defesa da líbero Natinha, a estadunidense marcou em contra-ataque: 19 a 19. E foi dela também o ponto da virada, em nova ação ofensiva: 21 a 20. As visitantes não se abalaram e retomaram a liderança em ace de Gabiru, forçando Marcos Miranda a pedir tempo. Na volta, Caffrey colocou no chão em contra-ataque na pipe. E coube a Carol Gattaz fechar o jogo com bloqueio em cima da ponteira Carla: 25 a 23.