Os finalistas do Campeonato Paulista de vôlei masculino de 2024 estão definidos. Após Suzano eliminar o Sesi Bauru na sexta-feira (4) com vitória no jogo e no Super Set, o Vôlei Renata confirmou sua vaga na decisão despachando o Vedacit Guarulhos pela segunda vez. O time campineiro entrou em quadra no ginásio Taquaral com a vantagem de ter vencido a primeira partida fora de casa e, diante de sua torcida, ganhou de novo do campeão estadual de 2023, por 3 sets a 1, parciais de 25/16, 19/25, 25/20 e 25/17.
- Karue Sell atropela wildcard na primeira rodada em Knoxville
- Campeonato Paulista 2024 de montanha define campeões
- Rio Women’s Cup vai reunir velejadoras no Rio de Janeiro
- Argentina recebe Sul-Americano de Slalom e Caiaque Cross
- Brasília recebe Etapa da Copa do Mundo de Triatlo
Oscilações e igualdade no placar
O primeiro set teve um início parelho, com as duas equipes trocando pontos até o placar registrar 10 a 10. Foi neste momento que o Vôlei Renata passou a tomar conta da parcial. O ponteiro Adriano Xavier foi para o saque e, mesmo sem forçar tanto, contribuiu para que o time da casa abrisse cinco de diferença: 15 a 10. A rede do Vedacit Guarulhos, com o levantador Sandro na posição 2, empacou. Todos os atacantes dos visitantes mostraram dificuldade em colocar a bola no chão.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIKTOK E FACEBOOK
O central Judson bloqueou e o time de Campinas fez 13 a 10. Em seguida, o ponteiro Léo Lukas cometeu erro de ataque pelo lado do Guarulhos: 14 a 10. Além das dificuldades ofensivas, neste momento da partida a equipe visitante errava bem mais: 7 a 1. A vantagem seguiu crescendo com boas ações ofensivas do ponteiro Maurício Borges, efetivo nos contra-ataques: 19 a 11. A parcial acabou com mais uma falha dos comandados de Nery Tambeiro: toque na rede e 25 a 16.
Com a necessidade de buscar o placar, o Guarulhos partiu melhor na segunda parcial com crescimento da relação saque e bloqueio: 5 a 1. O time do capitão Sandro cresceu também no ataque, com mais facilidade para colocar a bola no chão e uma distribuição mais homogênea do levantador, utilizando bem o oposto André Saliba e Léo Lukas nas extremidades e os centrais Álvador e Geovane Kuhnen. E, com erro de saque de Adriano Xavier, Nery Tambeiro e seus comandados fecharam em 25 a 19: 1 a 1 em sets.
Saque recoloca Vôlei Renata no jogo
Com 1 a 1 no marcador, o Guarulhos abriu a terceira parcial com desempenho superior. Mais estruturado em quadra, os visitantes fizeram 4 a 1 em bloqueio de Saliba em Maurício Borges. Saliba cresceu e, ao receber mais uma bola, fez 14 a 11. Judson anotou o primeiro ponto de contra-ataque do Campinas no set e a diferença caiu para apenas um ponto: 15 a 14. E o saque foi determinante para a virada do Vôlei Renata com aces de Adriano (15 a 15) e Judson, duas vezes (17 a 16 e 18 a 16).
+ SIGA O NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Na fase derradeira da parcial, o oposto argentino Bruno Lima foi decisivo marcando três pontos seguidos, todos em ações ofensivas, sendo dois em contra-ataques e um em virada de bola. A ponteiro Celestino entrou bem no saque e, em bola de xeque, Judson finalizou em 25 a 20, abrindo 2 a 1 para o Campinas. O Vôlei Renata começou a garantir classificação à final na metade da quarta parcial, quando Judson bloqueou Saliba e placar marcou 15 a 12.
Agressivo no saque, o Vôlei Renata abriu quatro em bola de xeque de Judson: 17 a 13. Campinas cresceu no sistema defensivo e isso proporcionou dois pontos seguidos de contra-ataque, primeiro com Adriano (18 a 13) e, em seguida, com Bruno Lima (19 a 13). Na sequência aconteceram dois pontos de bloqueio dos mandantes. Bruno pegou o ponteiro Deivid (20 a 13) e, posteriormente, Adriano armou o “paredão” diante de Léo Lukas (21 a 13). E o jogo acabou com ponto de contra-ataque de Maurício Borges: 25 a 17.