Esta sexta-feira, dia 20 de setembro, marca exatamente um mês para o início da Superliga Masculina de vôlei de 2024/2025. A nova temporada da elite voleibol brasileiro promete ferver as quadras de todo o país reunindo alguns dos melhores jogadores do planeta.
+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP
Vice-campeão da última temporada, o Vôlei Renata vai abrir o novo ano da Superliga Masculina duelando contra o novato Goiás. A equipe do centro-oeste garantiu vaga na elite nacional após se sagrar campeão da segunda divisão. A partida acontece no dia 20 de outubro, domingo, às 18h30 no Ginásio Taquaral.
- Campeonato Paulista 2024 de montanha define campeões
- Rio Women’s Cup vai reunir velejadoras no Rio de Janeiro
- Argentina recebe Sul-Americano de Slalom e Caiaque Cross
- Brasília recebe Etapa da Copa do Mundo de Triatlo
- Sem Gui Santos, Warriors vence Wizards na NBA
Além do clube esmeraldino, outra equipe de Goiânia também conseguiu vaga na elite da Superliga Masculina nesta temporada. O Neurologia Ativa/Goiânia garantiu vaga após ficar com o vice-campeonato da série B.
Confrontos da primeira rodada
Após o duelo entre Vôlei Renata e Goiás, a Superliga Masculina só volta no dia 22 de outubro, quando o Guarulhos recebe o Blumenau. No dia seguinte, o Neurologia Ativa visita o atual campeão Sesi Bauru, enquanto o Suzano encaro o Joinville em Santa Catarina. O antigo Araguari e agora Praia Clube faz clássico mineiro contra o Sada Cruzeiro no dia 24 para encerrar a rodada.
Novidades nos elencos
Pode-se dizer que a maior contratação desta temporada foi do Vôlei Renata. A equipe de Campinas conseguiu repatriar o levantador Bruninho, que retornou ao Brasil após seguidas temporadas triunfantes no voleibol europeu.
Outra grande mudança foi a saída de Miguel Lopes do Sada Cruzeiro. A equipe celeste também não perdeu tempo e se reforçou com a chegada do ponteiro campeão olímpico Douglas Souza.
Atual campeão, o Sesi Bauru sofreu com seis saídas após o fim da última temporada. Entretanto, o clube manteve a espinha dorsal do elenco vencedor em 2023/2024. As jovens estrelas olímpicas Darlan e Lukas Bergman seguem na equipe, assim como o experiente levantador Thiaguinho e o central multicampeão Éder Carbonera.
Formato
A Superliga Masculina de vôlei é formada por 12 equipes. Na primeira fase, os clubes disputam em formato de pontos corridos com duelos de turno e returno. Após as 22 rodadas da etapa classificatória, as oito equipes melhores colocadas avançam aos playoffs, que começam a partir das quartas de final em séries melhores de três jogos até as semifinais. A decisão acontece em partida única.
Clubes da temporada 2024/2025
- Sesi Bauru
- Vôlei Renata
- Sada Cruzeiro
- Minas
- Farma Conde São José
- Guarulhos
- Araguari Vôlei
- Joinville
- Suzano
- Blumenau
- Goiás
- Neurologia Ativa/Goiânia