8 5
Siga o OTD

Vôlei

Um mês para a volta da Superliga Masculina: saiba as novidades

Confira as principais contratações da temporada, clubes promovidos e detalhes da rodada de abertura da Superliga Masculina

Darlan com medalha de campeão da Superliga Masculina de vôlei
Foto: Fernanda Queiroz

Esta sexta-feira, dia 20 de setembro, marca exatamente um mês para o início da Superliga Masculina de vôlei de 2024/2025. A nova temporada da elite voleibol brasileiro promete ferver as quadras de todo o país reunindo alguns dos melhores jogadores do planeta.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Vice-campeão da última temporada, o Vôlei Renata vai abrir o novo ano da Superliga Masculina duelando contra o novato Goiás. A equipe do centro-oeste garantiu vaga na elite nacional após se sagrar campeão da segunda divisão. A partida acontece no dia 20 de outubro, domingo, às 18h30 no Ginásio Taquaral.

Além do clube esmeraldino, outra equipe de Goiânia também conseguiu vaga na elite da Superliga Masculina nesta temporada. O Neurologia Ativa/Goiânia garantiu vaga após ficar com o vice-campeonato da série B.

Confrontos da primeira rodada

Após o duelo entre Vôlei Renata e Goiás, a Superliga Masculina só volta no dia 22 de outubro, quando o Guarulhos recebe o Blumenau. No dia seguinte, o Neurologia Ativa visita o atual campeão Sesi Bauru, enquanto o Suzano encaro o Joinville em Santa Catarina. O antigo Araguari e agora Praia Clube faz clássico mineiro contra o Sada Cruzeiro no dia 24 para encerrar a rodada.

Novidades nos elencos

Pode-se dizer que a maior contratação desta temporada foi do Vôlei Renata. A equipe de Campinas conseguiu repatriar o levantador Bruninho, que retornou ao Brasil após seguidas temporadas triunfantes no voleibol europeu.

Bruno e Adriano durante treinamento do Vôlei Renata após Paris-2024
Bruninho e Adriano (Pedro Teixeira/Vôlei Renata)

Outra grande mudança foi a saída de Miguel Lopes do Sada Cruzeiro. A equipe celeste também não perdeu tempo e se reforçou com a chegada do ponteiro campeão olímpico Douglas Souza.

Atual campeão, o Sesi Bauru sofreu com seis saídas após o fim da última temporada. Entretanto, o clube manteve a espinha dorsal do elenco vencedor em 2023/2024. As jovens estrelas olímpicas Darlan e Lukas Bergman seguem na equipe, assim como o experiente levantador Thiaguinho e o central multicampeão Éder Carbonera.

Formato

A Superliga Masculina de vôlei é formada por 12 equipes. Na primeira fase, os clubes disputam em formato de pontos corridos com duelos de turno e returno. Após as 22 rodadas da etapa classificatória, as oito equipes melhores colocadas avançam aos playoffs, que começam a partir das quartas de final em séries melhores de três jogos até as semifinais. A decisão acontece em partida única.

Clubes da temporada 2024/2025
  • Sesi Bauru
  • Vôlei Renata
  • Sada Cruzeiro
  • Minas
  • Farma Conde São José
  • Guarulhos
  • Araguari Vôlei
  • Joinville
  • Suzano
  • Blumenau
  • Goiás
  • Neurologia Ativa/Goiânia

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem apaixonado por futebol e grandes histórias. Trabalhando no movimento olímpico e paralímpico desde 2022.

Mais em Vôlei