Paris – Só faltam duas! O Brasil derrotou a República Dominicana por 3 sets a 0 (25/22, 25/13 e 25/17), na manhã desta terça-feira (06), e se classificou para a semifinal do torneio de vôlei feminino nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Gabi e Ana Cristina foram os destaques da partida. Agora, as comandadas de José Roberto Guimarães enfrentarão Polônia ou Estados Unidos na quinta-feira (08).
- Laura Pigossi estreia com vitória nas duplas do WTA de Colina
- Quarto dia em Torres acirra definição do título da Taça Brasil
- Jonatas de Jesus domina e vence por nocaute no Open
- Talita e Taiana vencem jogo e faturam Circuito Brasileiro
- Seleção masculina impõe outro sacode na Copa Pan-Americana
Assim como aconteceu nos três jogos da primeira fase, o Brasil venceu sem sofrer sets. A seleção conseguiu fazer uma partida dominante contra a República Dominicana, que havia ficado em terceiro lugar em seu grupo. O primeiro set teve um maior equilíbrio e terminou com placar de 25/22. O segundo foi arrasador por parte da equipe brasileira: 25/13. Por fim, o terceiro acabou em 25/17.
Zé Roberto colocou Gabi, Thaisa, Rosamaria, Ana Cristina, Carol, Roberta e Nyeme (L) como titulares. No primeiro set, Tainara e Macris entraram na inversão do 5×1. Repetindo o que aconteceu contra a Polônia, Natinha entrou no fundo da quadra no lugar de Ana Cristina para melhorar o passe brasileiro.
Gabi foi o grande nome da partida, marcando 20 pontos, sendo 16 de ataque, três de bloqueio e um de saque. Ana Cristina também se destacou, principalmente com suas boas passagens de saque. Ela marcou 14 pontos, sendo três aces. Rosamaria fez 11 pontos, enquanto Thaisa e Carol anotaram sete e cinco, respectivamente. Pelo lado da República Dominicana, Yonkaira Peña fez 12 pontos.
Mais uma semifinal para a conta
Com a quarta vitória seguida, o Brasil chegou mais uma vez na semifinal do torneio olímpico de vôlei feminino. Esta é a oitava vez nas últimas nove edições olímpicas que a seleção brasileira se coloca entre as quatro melhores seleções da competição. Agora, a equipe busca sua sexta medalha olímpica após dois ouros, uma prata e dois bronzes. Em Tóquio-2020, o Brasil foi prata ao perder a final para os EUA.
E os Estados Unidos pode ser justamente o próximo rival do Brasil em Paris-2024. A equipe norte-americana duelará contra a Polônia ainda nesta terça-feira, às 12h (horário de Brasília), e quem passar, vai enfrentar o Brasil. O duelo pela semifinal acontecerá na quinta-feira (08), às 12h, também na Arena Paris Sul 1. O bronze será no sábado (10), às 12h15, enquanto a finalíssima ocorrerá no domingo (11), às 08h.
Como foi o jogo
O início da partida foi de altos e baixos. O Brasil tomou as rédeas do placar, mas a República Dominicana passou a frente ainda na metade inicial, em 9/8. Foi a partir daí que Gabi passou a fazer a diferença, tanto no ataque quanto no bloqueio, e o Brasil conseguiu desgarrar, chegando a abrir cinco pontos, em 19/14. As dominicanas ainda encostaram, mas as brasileiras ganharam por 25/22.
Assim como no primeiro set, o segundo teve um começo de muito equilíbrio. O placar chegou a estar 8/8, até que o Brasil emplacou uma sequência de seis pontos seguidos, contando com uma rede com Ana Cristina, Thaisa e Rosamaria e com Gabi acionada nas bolas de fundo. O Brasil chegou a 14/8 e, depois, foi abrindo cada vez mais até fechar em 25/13.
O terceiro set também teve trocas de pontos entre as equipes no começo. O Brasil desgarrou depois do 10/10, mais uma vez contando com Ana Cristina e Gabi muito bem, e disparou no placar. A equipe chegou a abrir nove pontos de vantagem, administrou o placar e fechou em 25/17, assegurando o lugar na semifinal.