O técnico José Roberto Guimarães e a capitã Gabi Guimarães analisaram o sorteio da fase de grupos do torneio olímpico de vôlei feminino em Paris-2024, que aconteceu nesta quarta-feira (19), em Bangkok, na Tailândia. A seleção brasileira está no grupo B e terá Polônia, Japão e Quênia como adversárias na fase inicial.
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Brasil volta a atropelar o Chile e vai à final do Sul-Americano
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
“O grupo tem dois adversários que enfrentamos nessa temporada, Polônia e Japão. As partidas contra o Japão são sempre difíceis tanto que os nossos últimos jogos foram decididos no tie-break. A Polônia é uma equipe que tem evoluído muito e tem a Stysiak em um momento especial e uma das melhores levantadoras do mundo que é a Wolosz. O Quênia está um pouco abaixo dos outros dois, mas hoje não temos equipes fracas no voleibol mundial”, falou Zé Roberto Guimarães.
O torneio olímpico de vôlei feminino contará com 12 seleções, divididas em três grupos de quatro equipes cada. Após jogarem entre si, as duas primeiras colocadas de chave avançam ao mata-mata, assim como as duas melhores terceiras posicionadas no geral. O chaveamento das quartas de final dependerá das campanhas das equipes na primeira fase.
“Na minha opinião, grupo muito difícil. Tivemos a oportunidade de jogar contra o Quênia nos últimos Jogos Olímpicos; o Japão sempre enfrentamos em momentos deste ciclo, e são jogos completamente difíceis; e a Polônia, enfrentamos agora na VNL depois de dois anos sem jogar contra. A Polônia é uma equipe que cresceu muito, principalmente agora com o Stefano, que é um técnico que conhece muito as brasileiras e o nosso estilo de jogo”, falou Gabi.
Fase final da VNL
O Brasil está em Bangkok para disputar a fase final da VNL. Invicta, a equipe jogará contra a Tailândia nesta quinta-feira (20), às 10h30 (horário de Brasília), pelas quartas de final da competição. Em caso de ida para a semifinal, a seleção jogará contra China ou Japão. A lista das 12 jogadoras convocadas para Paris-2024 deve ser anunciada por Zé Roberto após a Liga das Nações.
“Temos que ter uma atenção muito grande. Já temos uma noção de como nos preparar, de cada estilo das equipes que vamos enfrentar nessa fase de grupos. E, agora, mais do que nunca, a importância de irmos com tudo para a fase final da VNL e utilizarmos como preparação para a fase de grupos que vai ser muito difícil”, completou a capitã.