O Brasil já sabe o caminho que terá que percorrer em busca do tricampeonato olímpico de vôlei feminino. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) sorteou, nesta quarta-feira (19), os grupos do torneio olímpico dos Jogos de Paris-2024, em Bangkok, na Tailândia. A seleção brasileira estará no grupo B, ao lado de Polônia, Japão e Quênia.
- Praia garante G4 da Superliga Masculina e rival na Copa Brasil
- Tamires Araújo marca quatro gols em vitória pelo Romeno
- João Fonseca vira contra Tien e é campeão do Next Gen Finals
- Nos pênaltis, Grêmio vence Bahia e conquista a Brasil Ladies Cup
- Carolana brilha com sete pontos de bloqueio em triunfo no Italiano
Assim como nas últimas edições olímpicas, o vôlei feminino contará com a participação de 12 seleções. No entanto, diferente dos últimos anos (quando havia dois grupos de seis equipes), haverá três grupos com quatro seleções cada. Os dois primeiros colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados no geral, avançam ao mata-mata, que se inicia a partir das quartas de final.
Líder do ranking mundial, o Brasil foi cabeça de chave do sorteio, que aconteceu em Bangkok, mesmo local onde acontecerá a fase final da VNL 2024. A seleção comandada por Zé Roberto ficou no grupo B no torneio olímpico e terá Polônia, Japão e Quênia como adversários. O grupo A contará com França, Estados Unidos, China e Sérvia, enquanto o grupo C terá Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana.
Retrospecto a favor
Com vaga garantida em Paris desde o ano passado, o Brasil tem um retrospecto favorável contra suas adversárias de grupo. A equipe enfrentou Polônia e Japão na atual edição da Liga das Nações, vencendo ambas as partidas, e ganhou do Quênia na última vez que as seleções se enfrentaram, em Tóquio-2020. O Brasil também já venceu Estados Unidos, China, Sérvia, Itália, Turquia e Holanda nesta temporada.
As disputas do vôlei em Paris-2024 ocorrerão no Paris Expo Porte de Versailles, entre 28 de julho e 11 de agosto. A ordem dos jogos da fase de grupos ainda não foi definida, enquanto o chaveamento do mata-mata dependerá das campanhas da primeira fase. As oito seleções classificadas serão ranqueadas a partir de seus desempenhos na fase inicial, sendo que a primeira colocada da lista enfrentará a oitava, a segunda jogará contra a sétima e, assim, sucessivamente.
Grupos do vôlei feminino em Paris-2024:
A: França, Estados Unidos, China e Sérvia
B: Brasil, Polônia, Japão e Quênia
C: Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana