Valeu a pena madrugar a noite para ver o Brasil jogar! A Seleção Brasileira de vôlei masculino venceu, neste sábado (8), a líder Polônia por 3 sets a 1 (25/21, 25/17, 21/25 e 25/23) e chegou ao seu quinto triunfo na Liga das Nações. O destaque da vitória esteve nos bloqueios brasileiros, que pararam o ataque polonês 13 vezes. O resultado faz o Brasil alcançar momentaneamente a quarta colocação na VNL. O confronto também fechou a segunda rodada da competição, que terá uma pausa até o próximo dia 18 de junho.
Yoandy Leal liderou a equipe em pontos na partida, com 22 – sendo 17 de ataque, três de saque e dois de bloqueio. O oposto Alan Souza anotou 19, com 16 de ataque, dois de bloqueio e um de saque. Por fim, o central Flávio Gualberto marcou 11, com seis bloqueios. Pelo lado polonês, Tomasz Fornal e Bartosz Kurek lideraram o time em pontos com 12 tentos cada.
- Conegliano vence, e Gabi conquista o mundo pela segunda vez
- Lucas Pinheiro fica em 22º no slalom gigante em Alta Badia
- Egonu cresce e Praia Clube encerra Mundial sem medalha
- Osasco se recupera de susto e vira vice-líder da Superliga
- Larissa Silva marca seis vezes e Gran Canaria vence no Espanhol
Começo avassalador
O Brasil entrou em quadra com uma faixa preta no braço direito dos jogadores, em sinal de luto pela morte do campeão olímpico Pampa. Mais uma vez sem repetir a escalação utilizada no duelo anterior, o técnico Bernardinho colocou em quadra uma equipe com Cachopa, Alan, Leal, Maurício Borges, Lucão, Flávio e Thales (L). A formação inicial deu liga, e o Brasil conseguiu segurar o forte ataque da Polônia no começo do jogo.
A primeira metade do set começou com as duas equipes trocando pontos sem abrir vantagem. Forte no bloqueio e com um ataque calibrado, a Seleção Brasileira se impôs e conquistou três pontos seguidos pela primeira vez na partida para abrir 10 a 7 no placar. A partir daí, o Brasil controlou bem as ações e se manteve confortável até o final do set. O grande destaque da primeira parcial foi Alan Souza, que fez seis pontos (quatro de ataque, um de bloqueio e um de saque).
Embalada com o triunfo no primeiro set, a Seleção Brasileira não deu chances para a Polônia na parcial seguinte. O Brasil largou à frente no placar logo no primeiro ponto, e não deixou os poloneses virarem a parcial em nenhum momento durante todo o set. A equipe segurou a vantagem mínima no início, mas disparou com seis pontos em sequência para abrir 23 a 16, e encaminhar a vitória. Novamente, Alan marcou seis pontos, sendo cinco de ataque e um de bloqueio.
Susto no terceiro e quarto sets
Atordoada nos primeiros sets, a Polônia conseguiu encontrar seu ritmo na partida a partir da terceira parcial. Por lá, as duas equipes disputaram ponto a ponto, mantendo o empate em 13 a 13 no placar. No entanto, os poloneses encaixaram suas defesas e marcaram quatro pontos em sequência. O Brasil até tentou responder com dois pontos seguidos, mas a reação parou por ali. Grande destaque ofensivo da Polônia na VNL, o ponteiro Bartosz Kurek liderou a equipe em pontos na parcial, com sete (seis de ataque e um de saque). Pelo lado do Brasil, Flávio Gualberto brilhou nos bloqueios, com quatro pontos.
A emoção da partida ficou toda no quarto set. A Seleção Brasileira começou bem e saiu à frente no placar em 10 a 6. A diferença chegou a aumentar para 18 a 11, e tudo indicava que seria uma vitória tranquila para o Brasil. Os poloneses, entretanto, não quiseram vender barato a derrota, e conseguiram empatar a parcial em 22 a 22. O Brasil voltou à liderança em 24 a 23 e não desperdiçou o único match-point que teve. Após intenso rali, Alan explorou o bloqueio adversário e fechou a vitória brasileira. Por fim, Yoandy Leal foi destaque da equipe com 9 pontos na parcial, oito de ataque e um de bloqueio.
Situação na VNL
Esta foi a quinta vitória do Brasil na Liga das Nações de vôlei masculino, e a terceira nesta segunda rodada do torneio. A Seleção triunfou diante da Alemanha, Irã e Polônia, mas perdeu contra a Eslovênia no duelo anterior. Com 16 pontos somados, a equipe brasileira sobe para a quarta colocação na classificação momentânea. A Polônia, por outro lado, conheceu a sua segunda derrota na VNL, e perdeu a liderança para a Itália, que tem os mesmos 18 pontos mas com um jogo a menos.
A cidade de Manila, nas Filipinas, sediará a terceira rodada da Liga das Nações de vôlei masculino. Por lá, a Seleção Brasileira de vôlei voltará a jogar pela competição no próximo dia 18 de junho, diante da Holanda. Enquanto a Polônia enfrenta a vice-líder Itália, no dia seguinte.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK