O Brasil sofreu na manhã deste domingo sua segunda derrota em quatro jogos na Liga das Nações de vôlei masculino. A equipe dirigida por Bernardinho perdeu para a Itália, de virada, por 3 a 2 com parciais de 17/25, 25/15, 22/15, 25/17 e 16/14. Com o resultado, os italianos terminam a primeira semana da VNL invicta com quatro vitórias.
- Thiago Monteiro é eliminado por libanês em São Paulo
- Pedro e Mateus vencem duas e furam o quali em Chennai
- Nathan Torquato recupera joelho em busca do bi paralímpico
- Hugo Calderano cai na estreia do WTT Finals, no Japão
- Warriors vencem Hawks e assumem a liderença no Oeste
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Bloqueio poderoso
A seleção brasileira foi arrasadora no primeiro set. O principal fundamento da equipe no primeiro set foi o bloqueio. Foram sete pontos neste fundamento contra nenhum da Itália. Assim, o time dirigido por Bernardinho foi abrindo vantagem até fechar a primeira parcial em grande estilo por 25 a 17.
No segundo set, o jogo mudou completamente. A Itália foi extremamente superior e fechou com muita facilidade por 25 a 15. O bloqueio do Brasil de funcionar, enquanto o dos italianos parou três vezes os ataques dos brasileiros nesta parcial. Mas a equipe europeia foi superior também em todos os outros fundamentos para conseguir vencer com tamanha tranquilidade.
Mais um set de cada lado
O Brasil voltou para o jogo no terceiro set e deu a pinta de que dominaria como fez no primeiro. Em pouco tempo, a seleção brasileira chegou a 10 a 4. Mas a Itália reagiu e por pouco não complicou a vida dos donos da casa, que venceram por 25 a 22.
A Itália, por sua vez, começou melhor no quarto set e abriu vantagem logo de cara para chegar em 9 a 4, obrigando Bernardinho a pedir tempo. Mas o Brasil não conseguiu reagir. O italianos souberam administrar a vantagem e fecharam em 25 a 17.
Decisão no tie-break
O equilíbrio que faltou nos quatro primeiros sets, sobrou tie-break. As duas equipes se revezaram ponto a ponto na liderança até o empate em 5 a 5. A Itália foi a primeira a respirar ao abrir dois de vantagem com o placar de 7 a 5.
O Brasil chegou a comemorar o empate em 8 a 8, mas o pé de Lucão bateu na rede e a arbitragem deu o ponto para a Itália, que chegou a 9 a 7. A igualdade veio após um excelente saque de Leal, que complicou a defesa adversária e terminou com um bloqueio de Alan, deixando tudo igual em 10 a 10.
O técnico italiano Ferdinando De Giorgi parou o jogo e a equipe dele voltou a ter vantagem com dois pontos seguidos: 12 a 10. Foi a vez então de Bernardinho pedir tempo, mas o Brasil não conseguiu empatar e os adversários chegaram ao match point em 14 a 12.
Bovolenta sacou na rede e colocou o Brasil no jogo. Mas, na sequência, a Itália não perdeu a chance e fechou o tie-break em 15/13 para conquistar a quarta vitória na Liga das Nações de vôlei masculino.