8 5
Siga o OTD

Vôlei

Brasil passa pela Sérvia e vence a segunda seguida na VNL

Brasil começa bem, sofre apagão no terceiro set, mas vence a Sérvia por 3 a 1 na terceira rodada da VNL

Darlan e Maurício Borges estão a frente da imagem, vibrando, com Cachopa ao fundo, durante partida entre Brasil e Sérvia na Liga das Nações de vôlei masculino, a VNL 2024
(Foto: FIVB)

O Brasil jogou com autoridade e venceu a Sérvia por 3 sets a 1 (25/21, 25/19, 22/25 e 25/22), na noite desta sexta-feira (24), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, chegando ao seu segundo triunfo na Liga das Nações de vôlei masculino. Darlan foi o grande nome da partida, com 22 pontos. A seleção brasileira voltará a jogar no domingo, contra a Itália, fechando a primeira semana.

Sem contar com Lucarelli, que sequer foi relacionado, Bernardinho mais uma vez escalou uma equipe diferente dos demais jogos, com Leal, Lucão, Darlan, Maurício Borges, Judson, Bruninho e Thales (L). A formação funcionou bem ao longo dos dois primeiros sets e não houve grandes mudanças. Bruninho e Alan entraram na inversão do 5×1 ao longo da partida, assim como Arthur Bento.

Assim como aconteceu no duelo contra a Argentina, Darlan foi o maior pontuador brasileiro – e da partida -, com 22 pontos. Foram 18 pontos de ataque, um de bloqueio e três de saque. Leal anotou 17 tentos, enquanto Maurício Borges marcou 14. Judson ainda contribuiu com 11 pontos. Pelo lado sérvio, Atanasijević, que teve ótimas passagens de saque, fez 14 pontos.

Darlan fazendo o jutsu em duelo contra a Sérvia na Liga das Nações
Darlan voltou a ser o maior pontuador da partida (Foto: FIVB)

Com a vitória, o Brasil chegou ao seu segundo triunfo na VNL e atingiu os cinco pontos. Até aqui, a equipe acumula duas vitórias e uma derrota na competição, aparecendo na oitava colocação da tabela. Neste momento, a seleção brasileira está com a última vaga de classificação para a fase final. Encerrando a primeira fase, o Brasil jogará contra a Itália no domingo (26), às 10h.

Como foi o jogo

O início de jogo foi equilibrado, com as duas equipes alternando-se na liderança do placar. Darlan foi bem acionado no início da partida, virando os ataques. A Sérvia conseguiu abrir dois pontos de frente e chegou a ter 14/12, mas o Brasil tomou a dianteira após boa passagem de saque de Lucão. A partir de então, o jogo brasileiro fluiu bem, a equipe abriu vantagem e venceu por 25/21.

O Brasil começou o segundo set da mesma forma como acabou o primeiro: intenso no ataque e com uma defesa bem postada. A equipe chegou a 11/7 e, após após pedido de tempo sérvio, o time europeu voltou conseguiu diminuir a diferença para um ponto. No entanto, a seleção brasileira voltou a ter o controle da parcial e abriu outra vez até fechar em 25/19.

Assim como no primeiro set, o terceiro set começou equilibrado e o Brasil desgarrou após o 9/9. A equipe verde-amarela chegou a ter 18/15 de frente, mas sofreu um apagão e viu a Sérvia virar para 22/19 com uma passagem espetacular de Atanasijević. O time europeu seguiu em vantagem até fechar a parcial em 25/22.

A Sérvia tomou as rédeas do placar no início do quarto set, mas o Brasil não deixou que os adversários desgarrassem. Após trocarem pontos – sempre com a Sérvia em vantagem -, a seleção brasileira passou a frente e conseguiu abrir 20/18. O time assim permaneceu, com bloqueios fortes, até fechar a parcial em 25/22.

Paulistano de 23 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri a Universíade de Chengdu, o Pan de Santiago-2023, a Olimpíada de Paris-2024 e a Paralimpíada de Paris-2024.

Mais em Vôlei